10 de setembro de 2010

SER BLOGUEIRA: EIS A QUESTÃO!


Foi-se o tempo em que dizer que era blogueira, rendia "status e glamour" (se é que existiu este tempo)...

Muitas meninas, me escrevem perguntando "comofáz" para um blog "dá certo"?! Bom, pode parecer clichê (aliás é), mas quando você se dedica há algo, a probabilidade de dar certo é muito grande.

Por que pode não parecer, mas ser blogueira, independente do segmento do blog, dá trabalho..Requer dedicação, tempo e dinheiro investidos (Time is money, oh yeh! Haha)

Quando criei o LPC, cerca de dois anos atrás, ainda não tinha dado o "boom" dos blogs e existiam poucos (mas bons) destinados a cosméticos e beleza. No início eu não sabia mexer muito bem com html (até hoje não sei), com as fotos, com os textos...Resumindo, eu sabia escrever e testar o produto. Com passar do tempo, investi meu tempo e dinheiro no blog e ele cresceu (grande parte graças à vocês!)

E se você acha que ser blogueira é ganhar muito brinde, entrar em eventos vips, ganhar dinheiro e dar entrevistas está no lugar ERRADO (tenta o BBB11, haha)
Ganho dinheiro só dos banners do blog, que pago a hospedagem e sobre algum para comprar os cosméticos que testo, aliás, eu compro 70% de tudo que testo aqui - tá achando que ser blogueira é "bagoooonsa fiá!"

Eu deixo de sair com meus amigos pois tenho posts para fazer, sorteios para divulgar (acreditem, isso é bem comum)...Durmo às vezes 1 hora da manhã, mesmo acordando às 6 da manhã.

Arrisco minha própria pele em teste com os produtos (quem não lembra do teste da Hipoglos, dormi um mês com aquele cheiro de massa com sardinha no rosto, bléh!) e demoro, às vezes, até 6 horas em um único post, isso quando não levo semanas testando produtos.

Resumindo, para não me estender muito resolvi dar "dicas amigas" de como se "dar bem" neste mundo da "blogosfera"...Já aviso, não é verdade absoluta, é MINHA OPINIÃO E EXPERIÊNCIA:

- Nome do blog tem influência...Procure um nome simples e sucinto e que tenha algo relacionado com o que você escreve (o nome LOUCA POR COSMÉTICOS, foi escolhido em 3 segundos haha, por que me chamavam assim)

- Tente ser clara e objetiva no que escreve. Se "pegar" foto ou texto de algum lugar, mencione a fonte!

- Tente responder todos comentários e emails - a tarefa mais difícil! Tem gente que reclama que não respondo. Demoro um pouco para responder no email,
Formspring, Facebook, mas no Orkut é mais rápido (pode me add lá!) Mas SEMPRE RESPONDO!!! :)

- Eu, particularmente acho blog com "trilha musical", não muito legal (rimou..rá!) Por que se quero ouvir música eu escuto no meu meu computador ou rádio...E às vezes você está olhando "escondidinho" do chefe, teu blog favorito e leva "mó sustão" com a música da "Lady Cáca" que começa a tocar loucamente.

- Fotos sempre com foco, se está sem máquina ou não está com foco bom, pegue a foto (mencione a fonte) de algum lugar..Melhor do que colocar a foto "tosca"

- Quer divulgar teu blog? Use espaços específicos para isso (manda email aqui para Aline que ela te ajuda) coisa MAIS CHATA DO MUNDO É COMENTÁRIOS DO TIPO: OI, DIVULGA MEU BLOG...WWW.SOUMASEMNOCAO.COM! Aff! O que é diferente de vocês comentar sobre o post e deixar seu link de endereço ;)

- Dedique-se, ter blog requer tempo, estudo e dinheiro investidos...

- Não espere ficar "famosa", ganhar rios de dinheiro, dar entrevistas, ganhar muitos brindes...Se rolar brinde, rolou..O legal é você escrever por que gosta, fazer o que gosta..O que vier é lucro!

- Estude, pesquise, teste ou leia sobre o que vai falar...Dê informações completas (preço, onde achar, quanto que vem na embalagem..)

- Erros de português? Melhor não! O Word e o Google super te ajudam a corrigir!

- Atualize (no mínimo) uma vez por semana...Blog muito tempo sem atualização é monótono!!!

- Sorteios ajudam na divulgação de um blog, mas nada melhor do que um bom conteúdo!!

- Vai soar como clichê (2), mas de fato nenhum produto é melhor do que as amizades que você "ganha" com o blog. Acho que de tudo, é o MAIS VALIOSO!

- Os frutos de um bom trabalho, o reconhecimento, carinho..Isso vem com o tempo!!!

Acho que são dicas valiosas, que gostaria muito de ter tido quando comecei!

Espero que tenham gostado! Se não concordou, pode falar...Estou sempre disposta a te ouvir!

;)

Bjs

36 comentários:

Siméia disse...

adorei o texto e acho a mesma coisa q vc... blog requer tempo e muito!!!

bjo e um bom FDS

Maria Regina disse...

Oie...
Leio seu blog há um bom tempo...
Mas através do reader (gmail)
Achei interessante falar sobre isso, já que percebemos que existem garotas que querem apenas criar blog para ganharem coisas, e outras por que acham que dão certo...
Eu uma vez fikei c/ vontade de criar, pq blog eh tipo um diário na internet, e acho legal dividir opiniões...
Mas até agora não decidi do que criar...
Também acho que nem todas que criam um blog é pq querem ganhar brindes...
Não podemos generalizar.
Devemos fazer as coisas conforme temos vontade.
Mais uma vez, achei super válido esse post...
Eu acesso todos os dias o reader... Até mesmo no trabalho, é um vício ficar lendo todos os blogs... Sério mesmo...
Acho bacana, mas ás vezes leio 300 post sobre a mesma coisa...
Fazer o que, não é?
Um grande abraço para você e continue assim, seu blog é demais!

Beijos

Daniele Assis disse...

Ótimo post, utilidade pública.

Karin disse...

Olá meninas do LPC!
Adorei o post falando sobre blogs...estou sempre por aqui e não havia momento mais propicio para esse assunto em minha vida, já que iniciei um blog sobre bijoux e tendencias de moda nesse segmento(s/ nenhum propósito de ganhar brindes ou mto dinheiro) há aproximadamente um mês e não estou sabendo corretamente como divulgar. Nos proxs dias farei um sorteio de uma peça minha ficarei feliz se vcs participarem....
Bjos e obrigada pelas dicas valiosas.

Karin http://bijouxeglamour.blogspot.com/

Any Muniz disse...

AMEII =)

mto legal..estou sempre aki.
O meu blog eh recente, mas creio que ele tbm tera muitas seguidoras.
obrigada pelas dicas.

Bjiiiiinhoosss.

e visita la...estamos sorteando a ECO BAG RECHEADA! RS

interpretecomokiser.blogspot.com/

Ella P. disse...

Muito bom teu texto...Excelente. Teu blog foi um dos primeiros que tive contato quando fiz meu cantinho...Tem pouco tempo que comecei o meu e isso que vc tá fazendo é demais...Sempre aprendo com voces...Eu sempre aprendo a cada dia que passa...comecei o meu por tanto minha mãe, insistir...Vai minha filha, vc faz tudo tão bonitinho...dividi isso com outras pessoas" acatei e fiz...Ta sendo muito prazeroso ao poucos saber que tão gostando e sempre crescendo. dá trabalho sim, mas sei que mais p/ frente vou ter reconhecimentos. E as amizades feitas pelo blog, são reais ...To adorando esse mundo..e pretendo ficar mais e mais...


Beijos enormes aqui do Norte

www.coisasdebeauty.blogspot.com

Nah Moraes disse...

Tai
Adorei, verdade nua e crua!!! Em tudo é preciso gostar do que se faz para dar certo ne?E manter um blog dá mto trabalho e também muito prazer!!
Voltei para nossa terrinha ontem. Eu morava em Salvador e agora...de volta para casa...rs..
Bjaoo

x0xpinkyx0x disse...

Muito legal essas dicas, esses dias eu estava pensando comigo mesma... eu tenho blog porque gosto, não pretendo fazer disso uma profissão, mas é muito legal ver seu blog crescendo, acho horrivel quando as pessoas passam só pra dizer "legal seu blog passa no meu e me segue". Só que as pessoas que fazem isso, acabam tendo umas 5000 seguidoras, enquanto as que não fazem tem bem menos ¬¬

Nah Moraes disse...

volteeeiiii!!!
gataaa
me ajuda vaiii!!! me conta quais sao os lugares maravilhosos para comprinhas aqui em Poa...para nós loucas por cosméticos...rs...sabe aqueles lugares que são ACHADOS? rs...
Tanto tempo em Salvador..nao sei mais..e daqui a pouco preciso sair p comprar....kkkkkk!!!
thanks
bjoooo

Sabrina Sebaje disse...

Ótimo o seu post.
E mais importante que status e gostar do que faz. Os meus eu costumo cuidar com carinho. Escrevo para os outros e importante para mim. Bjinhusss

Thattee disse...

Ameiii ameiii e ameiii...realmente é isso, e como tudo nessa vida quando fazemos com prazer da certo.

O meu é novo, mas só escrevo quando realmente acho algo interessante e as amizades não tem preço...amei todas vocês que conheço a cada dia um pouco mais e algumas já se tornaram intimas.

Adoorei este mundo, adorei o seu mundo e claro adorei seu post.

Bjinhoss
http://portalcoisasdegarota.blogspot.com/

Eliana disse...

Aff que balde de água fria...rsrsrs
Sou novata na blogosfera e quando quero falar sobre um assunto quero passar uma informação bem legal, pessoal, mas sem ser alienada, então pesquiso, pesquiso e pesquiso...Demoro umas horas boas com um único post curtinho, se a fonte pesquisada está em algum site em inglês ou francês então...três vidas. Achei que com o tempo as coisas fossem fluir de forma mais natural...kkk sei lá!
Outra, creio que essa epidemia "bloguística" vai passar assim que as pessoas interessadas em fama ao invés de se expressar perceber que a primeira não vem. É igual ator de Malhação, só fica quem é bom.
Ótimas dicas.

P.S.: Quer dizer que vc não vai divulgar meu blog???? Bincadeirinha ;)

Wan disse...

OI, tudo bem amiga?

Adorei esta postagem. Também penso assim, e faço meu blog com muito AMOR!

Enfim, sexta-feira novamente!!! Viva!!!
Bjuuusssssssss!
(¨`•.•´¨)
.`•.¸(¨`•.•´¨)
.... ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨)
....(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×
... ×`•.¸.•´×WAN
www.belezapedagogica.blogspot.com

ni disse...

"- Atualize (no mínimo) uma vez por semana...Blog muito tempo sem atualização é monótono!!!"

Acho isso muito importante... tem uns blogs por aí que eu adoro, os posts são ótimos, as blogueiras escrevem muito bem, mas que ficam diiiiias sem postar nada... aí acabo esquecendo um pouco que o blog existe. Gosto dos blogs que atualizam direto, mais de uma vez por dia, tipo o seu! :P
Mas tem que ser post decente, né? Não adianta nada postar 10x por dia se os posts são 10 besteiras.

Milena Lima disse...

o bom e velho dicionário de português ajuda nessashoras de dúvida :D

Cris Marcelino disse...

É verdade, concordo com você, acho que o blog já deu certo quando você consegue deixa-lo com a sua marca, sua essência, o importante é sentir-se bem com aquilo que oferece para quem te segue e falar sempre a verdade, a experiência, isso é o que vale, acabamos aprendendo com as trocas! já faço parte dos seus seguidores, Cris, www.encantosepresentes.blogspot.com

Carla Pinheiro disse...

É por esse exato motivo que gosto desse blog... porque vem de pessoas generosas, generosas com a informação e com dicas preciosas.

Muito obrigada por dividir as dicas comigo.

Só não vou conseguir tirar as fotos toscas do look..hihihihi

beijos

Karla Pires disse...

Tai adoreiii o post, e concordo e assino em baixo de tudo que você disse. Obrigada pelas dicas. É por isso que você é a musa inspiradora do meu blog, um grande bj.

Fernanda Occhioni disse...

Gostei muito das dicas, obrigada ^^
Coloquei uma referência lá no meu blog.
Bjinhus ^^
www.mylovedmakeup.blogspot.com

Raphaela Del'Isola disse...

Nossa, esse seu post veio na hora certa. Eu tenho blogs há sei lá, uns 10 anos (é verdade). Eu venho e volto nesse mundo e sempre acabo me decepcionando com as situações e com o qeue você não está preparada para ver. Abri um blog há uns 5 meses, e foi mais por que eu já tinha um canal de maquiagem no youtube; achei que talvez fosse dar certo e ainda não deu. Mas n~çao vou desistir, pq nao impoorta se ninguém comenta, ou ninguém avalia, o que realmente importa é a satisfação que eu tenho em ter um blog. Brigada por me lembrar do que realmente vale a pena !!! =)

www.delflor.blogspot.com

Coisas da Gigi disse...

Seu testo ficou muito bom, há tempos que venho estudando uma forma de tornar meu blog um pouco mais visitado e comentado e não sabia bem o porque que isso não rolava, e olha que pesquiso tudo sobre marketing, mas lendo seu testo fiquei impressionada com a tua simplicidade e empatia para quem está começando agora. Parabéns.

Márcia disse...

Oi ! Adorei seu texto, é um dos poucos que eu percebi sinceridade invés de arrogância.
É realmente difícil ter um blog, sem contar com os hate coments que de deixam mega desanimada.
Eu gosto de escrever sobre cosméticos e compartilhar através de meu blog e visitar blogues de outras meninas, mas já cansei bastante dos milhões de sorteios de blogs por ai. Eu quero ver maquiagens e opiniões e produtos novos.
Um grande Beijo

Márcia do
lindisses.wordpress.com

Circulacao .Up disse...

Disse tudo!!!Adorei seu blog e ja estou te seguindo,se der faça o msm por mim.Abraços!!!

http://circulacaoup.blogspot.com/

Beleza não é futilidade disse...

Super concordo com você, alias, por sua causa tive a inspiração de criar um blog! Nao aguentei, ter um blog é desejo antigo... E afinal, se não der certo é só por diversao! (no meu caso né?)
hahaha, adoro seu blog, acompanho sempre :)
Beijos

http://belezanaoefutildade.blogspot.com/

Natália Helen disse...

Blog requer tempo, paciência e muita força de vontade. Vemos que vc tem tudo isso!!!!

Parabéns, Tai...

Bjous

Super Lana disse...

foi inspirador seu post, eu mesma criei o blog só pra me distrair ,afinal acabo passando tanto tempo aqui,que quis um espaço meuw!!!


Bjusssssss

Rosilaine disse...

Fala sério, muito bom esse post!! Adorei, porque é muito chato quando a gente entra num blog e vê que ele tá "abandonado". Precisa mesmo se dedicar, eu amo blogs sobre beleza e até já pensei em ter o meu, mas sei que, no momento, não daria certo por falta de tempo, dinheiro (que também não tá fácil-hehe)... então prefiro ficar só lendo do que fazer algo mal feito!! Bjinhus

Amar el Binnaz disse...

Muito legal o texto!

Eu tenho um blog de dança do ventre há dois anos e ralo pra cacete na pesquisa, uma vez que a literatura está, na maioria das vezes em outra língua, assisto vídeos e mais vídeos no youtube, e ainda tenho que lidar com os "egos alheios" e olha que o blog tem míseros 300 acessos diários.

Ter blog dá um trabalho enorme, e, se tem retorno, na maioria das vezes não paga o tempo que você investe nele.

O que é compensador é o carinho das pessoas mesmo, que não tem dinheiro que pague!

Beijos

Verinha
www.amarelbinnaz.com.br

Valerie disse...

menina verdade isso,trabalho duro...e o pessoal precisa mesmo rever os erros de portugues, tenho lido cada atrocidade com a lingua que me da ate vertigem...kkkk

NatuPharmu´s disse...

Adoreiiiiii as dicas! Um super obrigado! Normalmente encontramos muita dificuldade de divulgação, não somente no inicio mas em todo tempo de desenvolvimento do blog. Sou farmacêutica,blogueira ,tenho uma loja de Dermocosméticos e adoro falar sobre os produtos que vendo e divulgo para médicos. Um grande abraço e valeu post.
www.natupharmus.blogspot.com

Vanessa Monteiro disse...

Oii

Adorei seu post!

Fiz um blog pra me ajudar na minha luta contra a balança..mais acabo falando de tudo...haha

E requer tempo mesmo!

Beijos

Filhoterapia disse...

Meu sonho de consumo e ter um blog, admiro quem se dedica em trazer informações e boas dicas, quem sabe um dia eu tb consiga??!!!

Parabéns!!!!

PAULA disse...

Não tenho blog mas, sou leitora assídua. Tudo aquilo que vc mencionou faz muito sentido, eu tinha muitos blogs que visitava regularmente, o tempo livre diminuiu e tive que fazer uns cortes drásticos... no fim só ficaram aqueles em que as blogueiras tem um diferencial, personalidade e senso de humor. Agora, a parte da musiquinha, concordo 100%. Tinha um blog q eu gostava muito, mas a musiquinha chata me fez parar de visitá-lo.
beijos

Elisama S. disse...

Você foi ótima, e de todos os blogs que eu li foi a que se mostrou mais sincera em relação a esse assunto, obrigada e continue assim!

nataliaserena793 disse...

Gostei muito deste post e quero dizer que gostei muito,meu blog por enquanto anda paradão devido á pouco tempo que ando tendo para entrar no computador e meu netbook é sem internet aí é um saco.O computador grande aqui em casa todo mundo usa mas com o tempo eu vou dar um jeito de colocar internet no meu netbook mas não vou descuidar do meu blog.

Bell disse...

Parabens pela sua dedicação!!! Isso nso anima ainda mis!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...