30 de novembro de 2010

MUITO MAIS QUE UM SIMPLES CHEIRINHO

Todo mundo que convive comigo sabe que sou completamente apaixonada por perfumes. Já estava mais do que na hora de fazer um post sobre meu assunto preferido, mas não sabia (e continuo não tendo certeza) qual tipo de abordagem seria mais interessante para o blog.

Pensei em fazer resenhas... ou preparar um dossiê... ou falar apenas sobre meus preferidos... ou dar dicas para presente... ou contar sobre algum lançamento... Por fim, reconheci que a tarefa de escolher uma única vertente era mais difícil do que eu imaginava e decidi compartilhar com vocês a história da minha paixão por perfumes, mesmo correndo o risco de não ter tanta aprovação (podem ser sinceras, viu?).


O perfume sempre fez parte da minha vida. Quando era criança (bem pequena) usava a extinta "Colônia Infantil d'O Boticário". Alguém lembra? Era um vidrinho quadrado com tampa de madeira e o desenho de um alquimista, o "Doutor Botica". Para quem quiser conhecer ou matar as saudades tem esse post do blog Baú Anos 80. Depois, mais crescidinha (por volta dos 8 anos), foi a vez da colônia do Snoopy, que tinha também o sabonete com a mesma fragrância em formato de casinha.

Em 1994 (eu tinha 11 anos), minha mãe cismou de vender Contém 1g. Na época, a empresa era nova e ninguém conhecia. Ela adquiriu o kit de vendedora (uma frasqueira contendo amostras de perfumes e batons) e começamos a oferecer para os amigos. O que vendemos não deu nem para pagar o valor do kit! hahaha... Mas o prejuízo não foi total, porque as amostras de contratipos eram gigantes (cerca de 20 ml) e pude conhecer todas as fragrâncias famosas da época.

Meu primeiro importado foi um Polo Sport, que usei por muito tempo. Ele o Taty foram os perfumes que marcaram minha adolescência (muitas recordações... rs).

Mas o caso de amor mesmo é recente: começou em 2007, quando descobri no Orkut a comunidade "Apaixonados por Perfumes". Aquilo lá me viciou, gente... A comunidade virou minha segunda casa e, além de conhecimento "perfumístico", ganhei muitos amigos. Participei de vários "orkontros", em diferentes lugares e com pessoas maravilhosas. Comprei, vendi e troquei tantos perfumes através dela que perdi a conta!

Algumas de vocês devem estar se perguntando: "Como assim trocar perfume?". Escutei (e ainda escuto) muuuito isso... E acho até natural que as pessoas "normais" estranhem esse tipo de negociação. Mas não é nada do outro mundo, juro! Acontece que muitas vezes enjoamos ou compramos sem conhecer e acabamos não gostando. O que fazer quando isso acontece? Passar para frente, ué! Simples assim...

Para mim, a escolha do perfume é tão importante quanto a roupa e a maquiagem. Costumo até brincar que posso sair pelada, mas sem perfume, jamais! hahaha. Acho que o cheiro tem que combinar com a ocasião, com o clima, com o humor... E acho importante saber respeitar o espaço alheio. Na academia que frequento, por exemplo, tem uma fulana que toma banho de Egeo Dolce (delicinha, mas perigosíssimo) antes de treinar. Ela quer matar alguém sufocado, só pode! Não é porque você gosta de um cheiro que os outros são obrigados a gostar também, né?

Gosto é pessoal e não se discute. O meu tem fases. Já fui louca por docinhos, hoje em dia nem tanto. Os que mais tenho usado atualmente são: Cinéma, Daisy, Carolina, M by Mariah e F by Ferragamo. Não que eu prefira esses, é só uma questão de momento mesmo. Aliás, acho melhor não me apegar muito porque dois dos meus preferidos (Miami Glow e Brit Red) foram descontinuados e fiquei meio traumatizada.


 

Se quiserem opiniões ou dicas sobre perfumes e cosméticos em geral, sintam-se à vontade para me perguntar. Não sou nenhuma expert, mas ficarei feliz em ajudar. Ah! Mandem e-mail (loucaporcosmeticos@hotmail.com) porque é difícil responder todos os comentários.

Quem tiver interesse, indico os seguintes blogs especializados em resenhas:

http://perfumesbighouse.blogspot.com/
http://brumaperfumada.blogspot.com/

Bjos

17 comentários:

Kety disse...

Jana, eu tb amo perfumes!
Agora me diga esse Cinéma da ISL tem cheirinho do q? eu comprei o Armani Code do Georgio Armani, mais enjoei, sabe alguém que queira comprar?

Eulalia disse...

Eu hoje sou mais ligada em perfumes, antes não era...apreveitei que fui pra Argentina e comprei vários, acho que pra usar o ano todo!!!kkk
Comprei o lançamento da D&G roses, e um mais antigo da caixinha dourada, não sei o nome, compreio Thommy girl que por sinal é o que uso no dia-a-dia.
Uso tb o Humor da Natura e pra dormir o desodorante Flowers (não o by Kenzo), vc gosta de algum???
Beijinhos
http://www.papodemeninas.com

beautiful girls disse...

AMEI

FlaHsN disse...

Adorooo perfumes, mas só uso 2 tipos.
Chanel n5 e Paloma Picasso.
*-*
Kiiss

http://forallkinds.blogspot.com/

Gabe ;D disse...

Gostei bastante do post!!! Pode continuar com eles pq eh mto bom saber que tem gente que compartilha com o mesmo gosto que nós!!

beijos

Leidi disse...

Jana!!
Vc me trouxe ótimas lembranças da minha infância ao citar aquela colônia do Boticário, eu AMAVA essa colônis!!
Bem que podia ter dela ainda, né? Eu usaria até hj!!
Tb sou apaixonada por perfumes, para mim tb é como roupa, um acessório mais que indispensável!
Meu perfume preferido é o Angel. É minha marquinha registrada.
Bjs, amei o post!

Teca disse...

Eu uso o Amor Amor, da Cacharel... mas estou procurando um q não seja doce pra usar no dia a dia... qual vc recomenda? Bjo

Dada disse...

Adorei o post... tb sou viciada em perfumes e reconhci vários do seus..

Eu tenho o Insolence.. acho q o seu é o My insolence né??

E to doida por um M de mariah, mas dizem q é insensado.. é verdade??

Poste mais sobre perfumes...bjs!!

Flávia disse...

Mto legal o post, tb amo perfumes! O meu record foi ter 17 perfumes diferentes, mas faz alguns anos já. Hoje sou mais controlada, tenho uns 12 e prometi pra mim que só vou comprar novos conforme os que tenho aqui forem acabando... Espero conseguir! rs!
Tb uso cadma dia u diferente, dependendo do meu "estado de espírito". Não consigo usar todo dia o mesmo perfume, mesmo que ame a fragrância!!!
Bjs

Glória disse...

Ouvi dizer que o floratta silver já extinto pelo BOTICÁRIO, possuía a mesma fragrância do EMPORIO ARMANI 'SHE'.
Vc sabe se isso é verdade?! Esses dias irei tirar a dúvida em alguma loja... já que, adorava o cheiro do floratta silver...
bjs...adorei sua entrada no blog...super legais suas postagens!
bjs

Anônimo disse...

jANA, VC JÁ SENTIU O CHEIRINHU DO HYPNOTIC POISON DA DIOR? SE SIM Q CHEIRO TEM?

Helen Fernanda disse...

Se apaixonar por flankers é sempre perigoso. Quase todos são lançados em edição limitada.

Atualmente tenho 13 perfumes queridos no meu armário. De todos eles, acho que o único que nunca vou abandonar é o Noa da Cacharel.

Continue escrevendo sobre perfumes, assim a cada post você aborda um aspecto diferente.

Até mais!

Bell disse...

UAuuu! Cheirosa heim!!!!

Bell disse...

adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Danielle Couto disse...

vou te mandar um email ok?adorei o blog e comentarios sou louca por perfumes tenho muitos e to louca por um ralph lauren sport for woman mas aqui ta muito caro 330,00 reais
ainda não pude adquirir bjs

Lau Guerrieri disse...

Olá, eu sou apaixonada por aquele cheirinho delicioso!
Você conseguiu algum parecido com a colônia infantil d'o Boticário?

Lau Guerrieri disse...

Olá, eu sou apaixonada por aquele cheirinho delicioso!
Você conseguiu algum parecido com a colônia infantil d'o Boticário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...