23 de fevereiro de 2011

FILTRO SOLAR ENGORDA E DÁ CELULITE! OIEE?!?!


O título da postagem é sensacionalista chocante e eu também fiquei surpresa quando li a matéria publicada pelo Arrase que foi indicada pela leitora Emiliana (obrigada!) a entrevista foi concedida pelo Dr Lair Ribeiro, que na verdade é cardiologista. Achei legal reproduzir a entrevista aqui, para que vocês tirem suas próprias conclusões e saibam de todos fatos.

Depois que Gisele Bundchen disse que não usa filtro solar parece que virou moda! Haha. Enfim, eu li toda entrevista, dei uma pesquisada em alguns blogs e sites. Também procurei alguma listagem de produtos que tivessem a tal proteção UVA que o doutor diz ser tão importante. QUERO QUE FIQUE BEM CLARO QUE TUDO PUBLICADO AQUI, foi reproduzido dos sites citados e que estou apenas repassando informações, antes que alguma leitora (sempre tem) venha me xingar dizendo que estou dando informações equivocadas. Sou apenas uma "amante de cosméticos" e não dermatologista, eu sou a consumidora que sente na pele (literalmente), o resultado dos produtos.

QUEM É O DOUTOR LAIR RIBEIRO? (fonte: aqui)

Dr. Lair Ribeiro é médico, especializado em cardiologia e viveu 17 anos nos Estados Unidos, adquirindo grande experiência nos campos educativo e empresarial, além de treinamento médico na Harvard University, como Research Fellow.

Do seu extenso curriculum, destacamos:

Médico, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1972), com mestrado em Cardiologia na PUC - Rio em (1973-1974).
Treinamento médico na Harvard University, como Research Fellow (1976-1978).

Research Associate no Baylor College of Medicine (1978-1980).

Assistant Professor (1981-1984) e Adjunct Associate Professor (até 1993) na Thomas Jefferson University.
Diretor Médico da Merck Sharp & Dohme, nos EUA (1982-1985).

Diretor Executivo da Ciba-Geigy Corporation (hoje Novartis), nos EUA (1985-1990).

Arrase!: Os filtros solares não funcionam?

Dr. Lair Ribeiro: Os filtros solares brasileiros em sua maioria não funcionam e ainda engordam.
Porque não funcionam: O que causa estragos na pele são os raios UVA, e a maioria dos filtros solares brasileiros só protegem contra os raios UVB. As pessoas usam filtros solares comerciais sem saber que não estão sendo protegidas dos raios que realmente causam os estragos: Os raios UVA.

As marcas de filtros solares costumam citar na embalagem "proteção UVA/UVB" e logo em seguida citam algo como "proteção de largo espectro". Isso quer dizer que a proteção UVB é a indicada no rótulo: FPS 15, 30 ou qualquer outro, mas a proteção UVA que é medida em PPD não existe, fica disfarçada com a tal frase "proteção de largo espectro".

Isso é uma forma genérica de não se dizer nada, uma forma de disfarçar a falta de proteção UVA.

Arrase!: E quanto ao fato do filtro solar engordar?

Dr. Lair Ribeiro: Engordam. Por exemplo, outro dia uma moça me mostrou com orgulho um tubo de filtro solar FPS 100, disse que havia pagado uma fortuna e que achava que agora estava protegida.
  - E eu perguntei:
  - Desde quando você está usando esse filtro?
 - Há alguns meses.
  - E quantos quilos você engordou desde que começou a usar esse filtro?
  - Ela parou, pensou e disse: uns sete quilos.

Isso é uma verdade que quase ninguém sabe, isso não é divulgado.Os filtros solares brasileiros em sua maioria contêm como agente principal uma substância chamada 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc).Essa substância bloqueia a função da tireóide e com isso a atividade estrogênica cresce, o nível de estrogênio aumenta.

Em resumo: o 4-metil benzilideno cânfora é absorvido através da pele e desencadeia uma maior produção de estrogênio que é um hormônio feminino.O aumento de estrogênio engorda e faz aparecer a celulite.
Nos homens que usam filtro solar, ocorre o aumento do tecido mamário e o arredondamento dos glúteos, dando-lhes uma forma típica do corpo feminino. O homem fica com ‘peito e bunda’.Além desses fatores, o 4-metil benzilideno cânfora é altamente cancerígeno.
Por todos esses motivos, o 4-metil benzilideno cânfora é uma substância que está proibida em muitos países, mas não no Brasil.

Arrase!: Podemos engordar mesmo se usarmos esses filtros solares comuns só em uma área pequena como o rosto?

Dr. Lair Ribeiro: Sim, dá no mesmo. O rosto é um lugar que absorve muito.

Arrase!: Existe algum filtro solar que não engorde?

Dr. Lair Ribeiro: Filtros solares que tenham Tinosorb como princípio ativo, já que essa substância protege dos raios UVA, não engorda e não é cancerígena.


MINHA OPINIÃO:

Bom, pelo que li da entrevista e pesquisei em alguns sites, que todos protetores solares tem proteção UVB ( o FPS que mostra numeração no rótulo) mas não mostram a proteção UVA e o PPD do produto ( a Anvisa não pede que isso seja obrigatório, para variar no Brasil pode tudo.) Ai vocês me perguntam: O QUE É PPD? É uma sigla em inglês, que significa indíce de pigmentação persistente. Este índice tem que ser até 1/3 do fps para ser considerado um filtro seguro. Exemplo: se você usa um FPS 30 o PPD dele deve ser no mínimo 10.

Eu dei uma pesquisada e vi que apenas alguns poucos produtos, colocam o tal PPD do produto no rótulo, mas em forma de "cruz ou sinal de soma"

+Baixa proteção UVA (low)
++Média proteção UVA (médium)
+++Alta proteção UVA (higth)
++++Altíssima proteção UVA (highest)

Com certeza vocês já devem ter visto algum filtro solar com estas "cruzinhas"!

Exemplos de filtros com proteção UVA? (Que teoricamente não engordaria e nem daria câncer..)

Loreal Expertise, La Roche, Natura Fotoequilibrio, Eucerin, Ada Tina, Ansolar, SunMax, Spectraban, Roc, Avene, Vichy, Adcos...

Como comprar e como usar o protetor (Fonte: Zero Hora)  

  • Para o rosto, escolha o filtro solar indicado pelo seu dermatologista para evitar o aparecimento de alergias. Geralmente, os produtos sugeridos por especialistas não apenas protegem dos raios ultravioleta como também hidratam a pele. 

  • Para o resto do corpo, opte por um creme de marca reconhecida.

  •  Se você tiver pele oleosa, dê preferência aos filtros em loção, com a indicação “oil free” na embalagem.
  •  Para quem tem pele seca, a opção deve ser por cremes.
  •  Escolha protetores com FPS 15, no mínimo. Se você tiver pele clara, prefira o FPS 30. O número indica quantas vezes uma pessoa está mais protegida dos raios UVB do que se não usasse nada.
  •  Confira o rótulo para ver se o filtro protege contra os raios UVA: o índice vem expresso na sigla PPD, de persistent pigment darkening. O recomendado é que o PPD seja um terço do FPS. Exemplo: com o FPS 30, o PPD deve ser 10.
  •  Não economize: aplique o filtro em quantidades generosas pelo corpo.
  •  Reaplique o produto a cada duas horas de exposição, após entrar na água ou transpirar muito.
  •  Se notar a pele avermelhada no local de contato, suspenda o uso e compre outra marca.
  •  O protetor solar não é um bloqueador: deixa, sim, a pele ficar bronzeada gradualmente e de forma saudável.
  •  Não negligencie outros aparatos de proteção, como bonés, camisetas e óculos.
  •  Se você já teve ou tem manchas causadas ou pioradas pela ação solar, evite se expor e opte pelos autobronzeadores – são a melhor maneira de atingir um bronzeado totalmente saudável.
Fonte: Fontes: José Carlos Riccardi Guimarães e Márcia Donadussi, dermatologista

Bom, como disse aqui, tudo que está escrito aqui (salvo onde coloquei que era minha opinião) foi reproduzido de sites renomados e fiz uma pesquisa sobre o assunto. Não fazia nem ideia do tal PPD. Porém, eu acredito que a parte de filtro solar engordar, dar celulite é "sensacionalista"...Pode até ser verdade, mas se você analisar, tudo hoje em dia, é considerado "perigoso". Tomar refrigerante light dá câncer, filtro solar engorda, café faz mal ao coração...e por aí vai. Acredito que estamos vivendo em uma grande paranóia onde tudo dá câncer e faz mal!

Não estou aqui dizendo que o Dr Lair está errado, até por que ele estudou para fazer tal afirmação (acredito eu), porém, acho que tudo que é extremista, complicado. Sair sem filtro solar, pode ser uma grande mancada, mesmo que ele possa bloquear certos hormônios da tireoíde, eu continuarei usando (faço exames anuais para ver taxas do meu organismo e recomendo que façam o mesmo) filtro solar. Porém, não vou deixar de pegar um solzinho de vez em quando por que os raios podem causar câncer! Como dizem por aí: " ...A diferença entre o veneno e o remédio, é a dose!"

Portanto, acho que com equilíbrio é possível usar filtro solar (com PPD e que o princípio ativo seja de preferência o Tinosorb...haha) e só trazer benefícios a sua saúde!

Enfim queria a opinião de vocês, o que acham da entrevista do Dr Lair Ribeiro? Concordam? Conhecem mais algum filtro solar com proteção UVA que o princípio  ativo seja o Tinosorb? Me falem!!!

Espero que tenham gostado deste "miniguia" do filtro solar.

Bjs
 

63 comentários:

HELENA disse...

Muito legal vc falar disso, quanto a engordar é novidade para mim, mas quanto ao UVA ea falta dele nos protetores brasileiros, a PROTESTE, já havia testato todos, só aprovando o Loreal.
Na época os dermatologistas ficaram contra o teste, pois eles indicam os produtos que lhes dão amostras, pagam viagens a congressos, etc...

http://www.garotasrosachoque.com.br/

Celina disse...

Acho um exagero também... e concordo com a frase que você citou tb "...A diferença entre o veneno e o remédio, é a dose!"
Bjoks

Lilica disse...

CARACAAA, Tai... Este Post foi show!! Se é verdade ou sensacionalismo, não importa. O importante foram as informações passadas... Já corri pra ver meus protetores (Nivea para o corpo e Ada Tina para o rosto). Fiquei feliz ao ver que o da Ada Tina é perfeito, pelo dito na matéria. Já o da Nivea diz seguir o "Padrão Australiano, que exige o máximo de proteção contra raios UVA e UVB", só que cruzinha ou Tinosorb que é bom, neca...rs. Pelo menos não contém aquele nomão, com 4 no fim (rs) que diz que é o que engorda, cruzes!!

Amei, é por isso que sou viciada em teu Blog!! Vc se superou...

Beijos.

Thaís Corrêa | Desire of Shadows disse...

Não sei se dá pra acreditar nesse médico...achei meio estranho as coisas que ele falou! se protetor solar desse tanto problema assim, nenhum médico iria recomendar o uso sempre...bom, o jeito é pesquisar e pesquisar...não tem outra forma! rs

foi bom ter falado disso, ótima idéia!

beijo!

Eulalia disse...

Tai, amei o post e confesso que tb fiquei surpresa, talvez seja um pouco de exagero, mas acredito que nÃo custa nada verificar a veracidade e estudos a respeito do assunto.
Por vias das dúvias, vou procurar mudar o que o que uso por um destes que vc comentou q "seria" o mais indicado.
Beijinhos
Eulalia
http://www.papodemeninas.com/

Mari disse...

super legal esse post, eu uso o filtro solar da Mary Kay para o corpo e o filtro solar da Adcos para o rosto, já vou pesquisar se tem tudo isso..rs

bjs

coisasdemariemary.blogspot.com

Ana Clara Gomes disse...

Oh meu Deus!!
Não sabia que filtro solar engordava e eu uso litros deste trocinho :s
Ainda bem que uso loreal!
Taiana, obrigada pela dica, adorei :)
beijos
http://umpoucodeana.blogspot.com

Verônica Gonsalves disse...

Taiana o protetor da racco cosmeticos tem essas informações de ultraproteção UVA ++++ proteção equilibrada de UVB uso ele as vezes pq confesso que deixa o rosto cheio de brilho mas derepente dá certo pra algumas...

Parabéns pela materia.


Bjokas

Aline Ribeiro disse...

Gente achei bem absurdo isso; eu uso o da Adcos fps 40 com base há algum tempo e ele especifica que o filtro uva é PPD 19.
Será que isso é bom???

Carolsuris disse...

tudo era tão simples..
vc vai la, compra um filtro solar e sai feliz e protegida.. mas agora nãããoooo.. vem o Dr. complicar a vida da gente..
aiai.. q coisa...

kehkathays disse...

Oii... Bom uso o filtro solar da Loreal... na frente dele esta especificando o UVA ... e a traz dele também ta bem especificado .. falando da proteção do UVA .... então to com ele hehehe... Ma quanto a engordar .. isso é super novidade hehe...
Mais super interessante seu post...
BjOs

www.gliterizadas.blogspot.com

Mudar pra melhor viver! disse...

Fiquei foi com medo! :(

Isso agora vai ser uma boa desculpa para quem ta acima do peso. Tipo vc engordou nè? Nao usei muito protetor!

Glória disse...

nossaaa, que coisa heim!vou já verificar meu filtro... comprei pela internet um da la roche 50, spray, estou achando ótimo... um vidrão enorme por um site português e saiu baratinho, tipo nem 3o reais...se for aqui no Brasil ( se é q existe esse tipo) seria uma fortuna.



Valeu muito o post, mto bem feito!Mas é mto louco essa de engordar né? rsrs

Virou a moda disse...

vou ficar louca agora, porque eu uso o nivea sun e andei pesquisando e ele esta entre os reprovados, o meu cenoura e bronze acabou e o nivea esta novissimo!
/cris alencar

Christiane disse...

Ai, gente! Esse Dr. Lair Ribeiro é o médico que escreveu o livro "Como passar no vestibular" e outros de auto-ajuda na mesma linha. Não dá pra levar um cara desse a sério, vai.

É claro que devemos analisar muito os cosméticos que compramos, mas daí a acreditar nessa balela de que bloqueia a tireoide já é demais.

Bjs meninas

Suzane disse...

Já sou paranóica, me deu até medo!
Para o corpo estou usando o da natura e para o rosto estou usando o da roc. bjs!

Clara disse...

Duas palavras: LAIR RIBEIRO.

É o suficiente para eu simplesmente largar uma matéria com esse tipo de "notícia bombástica".

Esse "médico" já foi processado há alguns anos atrás por ter assediado pacientes e, durante estes processos, foi descoberto que até seus diplomas são dúbios. Tipo, não há comprovação de que ele realmente tenha feito todas as faculdades e cursos que cita.

Ele ficou muito famoso ao falar de programação neurolinguística e virou o gênio da auto-ajuda na década de 90, com muitos livros vendidos, cada uma com uma afirmação mais absurda do que a outra, sem fundamento científico.
Acabou ficando desmoralizado e sumiu da mídia.
Agora volta com essa "novidade", que, com certeza o fará dar muitas entrevistas novamente.

Além de questionar se uma informação é ou não válida, eu questiono também as "fontes".
Nesse caso, até prova em contrário, duvido muito do que ele fala, porque sua vida já diz muito sobre quem ele é.

Taiana Rocha disse...

Pois é meninas, sobre a veracidade do curriculo do Dr Lair Ribeiro eu nao posso falar nada..mas sobre a falta de proteção UVA em alguns filtros solares a proteste já havia publicado um estudo, que deu mt q falar...mas que foi questionado, pq desbancava as "grandes marcas" do mercado..na duvida não custa nada usar filtro com o tal PPD...né.

Bjs

Anônimo disse...

minesol da roc tem esse tinisorb!!!

Lilica disse...

Tai, vi essa matéria sobre protetores com Tinosorb no site plastica.com.br:

http://www.plasticas.com.br/dermato/index.php?option=com_content&view=article&id=60:lista-de-filtros-solares-no-mercado-brasileiro&catid=2:dicas-de-saude&Itemid=6

Norma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Norma disse...

Há muito tempo eu já venho lendo sobre o efeito estrogênico dos produtos químicos, pois tenho enxaqueca e o excesso de estrógeno é um dos grandes causadores da dor. Foi muito bom ter mais essa informação. As autoridades brasileiras não podem ser negligentes em relação a isso. O que precisamos fazer é divulgar bastante a informação e parar mesmo de comprar filtros brasileiros que contenham 4-metil benzilideno cânfora, para ver se a composição muda.

Antes de saber do 4-mbc, eu já usava o protetor da Ada Tina, pois confio demais nessa empresa (que não usa parabenos nem outros químicos considerados nocivos); fiquei feliz por saber que adotei mesmo sem querer o produto certo. E não engordei desde que comecei a usar, hehehe!

Parabéns, Taiana, pelo post!

Norma disse...

Obs. Também acho o Lair Ribeiro no mínimo duvidoso, mas teve o mérito de chamar a atenção no país para a questão do potencial estrogênico dos químicos, algo de que não se fala no Brasil. Para mais informações sobre a relação entre esse potencial e a enxaqueca, recomendo os livros do dr. Alexandre Feldman, que me ajudaram muito.

(Desculpe, Taiana, apaguei e escrevi de novo porque usei um termo incorretamente: "fitoestrógeno" é a imitação VEGETAL do estrogênio, não a química - por exemplo, a soja tem essa propriedade, e é por isso que não posso tomar Ades, pois me dá dor de cabeça.) :-)

Vivi Inoue disse...

Ótimo post! A um tempo atrás eu estava procurando um bom filtro solar, mas agora vou ficar ainda mais atenta pra comprar um!

Beijos...
Adoro usar shorts! Acho que é o que eu mais tenho usado nesse verão! Gostei do 1° look!

Beijos..

http://mulheresmodernasprecisam.blogspot.com/

Veevs Taka disse...

Eu já tinha lido e fui perguntar para a minha dermato. Ela disse que não, não tem nada a ver. Mas que é importante sim a gente tomar uns minutinhos de sol sem protetor, por conta da absorção de vitaminas e sei lá o que mais. E sim, alguns protetores não protegem realmente. Meu namorado ficou super queimado usando Nivea. Já o da Banana Boat foi excelente pra pele dele (ele é branco que nem papel).

Iolanda disse...

Muito importante essa informação sobre filtros solares...DEMOROU!!!! Além dos citados no blog tem também a linha da DERMAGE (Florêncio Ygartua, 145). Tem toda uma linha de filtros solares, indicados por dermatologistas. TODOS possuem indicação de quanto protegem UVB e UVA. Vale conferir. Preços ótimos!

Anônimo disse...

Já leio seu blog há um tempão, mas nunca tinha comentando... fiquei pasma.. difícil acreditar... estou usando filtro solar da Boticário.. E tem a tal substância!!!!! medo!! rsrsrsrs

Adriana.

Wellydha Matos disse...

To boba com essa notícia... apesar de que eu não sou mt fã de filtro solar não, ele deixa a pele oleosa d+.

adorei seu blog... bjuu

Eline disse...

Que felicidade quando fui correndo olhar a fórmula do meu protetor e li "tinosorb" ufa...hihihi

Letícia disse...

Chocada! Não sei quanto engordar, mas o fator de UVA é um problema real.
Uma dica barata de protetor mara com UVA e sem o tal do sei la o q canfora é o cenoura e bronze. Super desprezava ele, até meu namorado comprar um porque era o unico que o cheiro não incomodou ele. É suave, não é tão grudento e o fps 30 tem 95% de proteção UVA. E eu super branca, na praia tenho problemas com queimaduras, mas esse não me deixou virar camarão ao bafo!

bjo!

Alice Caroline disse...

Noooossa, que loucura!
Gostei do post, bem informativo. Devia ser crime omitirem esse tipo de informação do consumidor! Eles brincam com nossa saúde, claro, pra eles o que importa é o lucro.
Pelo menos meu protetor é da La Roche... menos mau.
É uma pena que nem todo mundo tenha acesso à essas informações...

Anônimo disse...

Taiana, sempre leio seus posts, mas nunca comentei.

Gostaria de parabenizá-la pelo belo trabalho que você faz no blog. Além de escrever muito bem, você sempre faz resenhas de produtos acessíveis, que cabem no nosso bolso e não de coisas impossíveis de serem compradas por nós, meninas de classe-média.

Também gosto muito de posts esclarecedores como esse, porque além de abrir nossos olhos para algo importante, relativo à nossa saúde, o conteúdo demonstra muita maturidade e dedicação para ir atrás de informações corretas e bacanas.

Um beijo e espero, sinceramente, que você consiga realizar seu sonho de fazer o curso de maquiagem.

beijos, Tay

grasielalocateli disse...

Choquei com esta falta de proteção UVA nos protetores brasileiros, pq tem q ser assim? Somos brasileiros e merecemos respeito sim!!!
A respeito deste 4-mbc engordar, sei lá na dúvida não use o produto q contenha isto na fórmula, pq seria melhor prevenir problemas com tireóide, conheço várias pessoas q sofrem com problema de tireóide e perder peso mesmo fazendo tratamento é um inferno.
Vou escolher melhor o meu protetor de hoje em diante.
BjoO

Jéssica V. disse...

oi gente** td joia??

Nossa fique CHOCADAAAAA com esse post.. mas acho q pra gent se informar vale de tudo hoje em dia.. agente nunca sabe o q é bom ou ruim pra pele...

mas valeu. rsrs

bjokas

VISITEM:
www.nathybook.blogspot.com
www.twitter.com/@blog_nathybook

Carolsuris disse...

Tai, comentei já neste post mas vou comentar de novo.
Coloquei a informação no google e li sobre isso em outros blogs de cosméticos, então resolvi voltar..
Parabéns pela forma como tu abordou o assunto, sem tratar o filtro solar como vilão agora.
A maioria das meninas dos blogs só faltaram dizer "façam uma fogueira e queimem seus filtros solares".Fiquei pasma! Ou: "gente, fiquem com cancer de pele, mas gorda nunca!"
não é assim, não da pra milhares de medicos dizerem uma coisa e dai vem um e diz algo chocante q vai fazer o nome dele ser altamente divulgado e o q ele diz vira lei! pode ser que seja verdade, pode ser q não. e mesmo q seja, gente, tem muito produto bom no mercado!
por isso tai, adorei o teu post, a forma como tu apresentou a materia, o nome dos bons produtos que tu citaste... muitas blogueiras não tem noção do poder de influencia que elas têm nas mulheres e até meninas de 12, 13 anos. se elas tomarem isso por lei e falar q estão chocadas e ficarem fazendo escandalo com isso, estarão influenciando pessoas de todas as idades..
enfim... parabéns de novo!



Para comprar produtos eróticos, principalmente em Porto Alegre:
http://erotizesexshop.blogspot.com

Nunca sem batom disse...

Tá, Lair Ribeiro é um charlatão decadente.
Mas que a gente tme que cuidar do UVA, tem mesmo.
E sobre o filtro engordar, balela, deixe de preguiça, vá fazer dieta e exercício mas não morra de câncer de pele, porque é perfeitamente evitável. Questão de custo-benefício.
A não ser q vc queira fazer dieta de emagrecimento forçado enquanto se submete a quimio ou radio. Veneno por veneno, prefiro litros de protetor solar!

Anônimo disse...

Hum, sabia que esse nome Lair Ribeiro me era familiar, lendo os comentários lembrei porque!
Bom, eu não tomo sol, sou muito branca, sou xingada de branca e não to nem aí... o único protetor solar que eu uso é o que tá na minha base. Mas quando uma vez na vida e outra na morte eu pego sol, tenho o Loreal Expertise, ainda bem!

Fabyflor disse...

Era só o que me faltava!!!
Infelizmente muitas mamães de primeira viagem não vão mais proteger seus babys com medo de ter essas reações, gostei da maneira imparcial que vc se colocou, parabéns!

justalittlebitharder disse...

Fiquei em choque quando li essa matéria! Tenho a pele muito branquinha e desde sempre uso muito protetor solar. Atualmente uso o Roc Menesol, que é um dos melhores pra pele oleosa que experimentei até agora.
Dando uma pesquisada encontrei um site que explica como um protetor solar tem que ser para não penetrar na pele e fazer tds aqueles estragos que a tai falou...

http://www.quimicaederivados.com.br/revista/qd467/filtro_solar/filtro_solar01.html

Delicious Shakes disse...

Parabéns pela materia! Ja divulguei no Facebook. Não sei se acredito nesse negócio de engordar mas realmente temos que ficar atentas à esses hormónios... ultimamente engordei muito mas sei exatamente a causa: comida comida e muuuuita comida! Aff....
Agora qto à essa proteção UVA nem imaginava isso... e vou correndo comprar um Cenoura e Bronze (que alguém comentou acima que tem essa proteção) pra levar pro carnaval!

patty disse...

Essa me caiu o queixo! protetor solar engorda... vou anotar a listinha dos light! Bjs.

Liliana disse...

Matéria interessante, vou procurar mais informações sobre essa afirmação... seria bom se encontrasse algo validado que fosse publicado em algum site bem respeitavel e confiavel...

Anônimo disse...

A respeito do UVA procede, agora o protetor solar engordar??? Aí forçou a barra!!!
Mas temos que ficar atentas quanto a qualidade com certeza.
Bjs

Danielly da Silva disse...

muito legal o post, sera que devo usar o filtro agora??
plumppout.blogspot.com

Tati. disse...

Não sei se alguém já comentou isso (preguiça de ler todos! rs) mas lendo um post seu sobre filtro solar facial, o do MINESOL OIL CONTROL, vi que ele tem o princípio ativo Tinosorb (mas é só facial né). Já é alguma coisa! rs!

Beijoos!

Amanda disse...

Genthy!!
Quando li o começo até achei que era uma dessas correntes que os desocupados criam, mas tem até artigo científico: http://www.endocrine-abstracts.org/ea/0011/ea0011oc60.htm
Adorei o blog, favoritado! ^^

Anônimo disse...

Eu acredito que o filtro solar pode sim alterar os hormônios; eu fico atenta pois tenho dois miomas e controlo minha alimentação para não ter um excesso de estrogênio no corpo. Já tinha ouvido falar que cosméticos causam um aumento do estrogênio, mas li isso em sites americanos, sobretudo.
Também assisti uma palestra sobre saúde, onde um terapeuta havia comentado que o filtro solar não protege contra os raios UVA, só que no dia não acreditei; lendo este ótimo post, agora acredito sim! O pior é que acabei de comprar um hidratante facial da Neutrogena com FS 30....dureza, que raiva!!!!!
Agora terei que procurar outra marca. alguém sabe me dizer qual produto seria o ideal?

Laura disse...

Eu acredito que o filtro solar pode sim alterar os hormônios; eu fico atenta pois tenho dois miomas e controlo minha alimentação para não ter um excesso de estrogênio no corpo. Já tinha ouvido falar que cosméticos causam um aumento do estrogênio, mas li isso em sites americanos, sobretudo.
Também assisti uma palestra sobre saúde, onde um terapeuta havia comentado que o filtro solar não protege contra os raios UVA, só que no dia não acreditei; lendo este ótimo post, agora acredito sim! O pior é que acabei de comprar um hidratante facial da Neutrogena com FS 30....dureza, que raiva!!!!!
Agora terei que procurar outra marca. alguém sabe me dizer qual produto seria o ideal?

Luana Laiane disse...

eu não sabia disso,gostei da matéria :)

Luana Laiane disse...

gostei da matéria...e eu não sabia disso :O fiquei assustada kkk

Alienterminator9007 disse...

Eu estudo e muito sobre hormônios. Suplementação com hormônios, NUNCA a reposição hormonal, mas esta do Dr. Lair que a 20 anos esta afastado de suas funções de médico na prática diária, vivendo de cursos que bombardeiam o nosso computador, como disse um dos centos que leram e postaram algo aqui, o que torna este seu tema aqui postado, ser um perigo terrível, de confiar em um dacadente na área hormonal e ainda por cima associar a protetor solar É UM CRIME, a sociedade de Dermatologistas que estão bombardeando a mídia para a conciência do câncer de pele, NÃO DEIXEM DE USAR O PROTETOR SOLAR, devido a este tipo de afirmação tosca, quem estiver engordando com uso de protetor solar FECHE A BOCA verá então a balança despencar....

Crispetacci disse...

Acho que e bem interessante a materia, mas concordo com você quando diz que parar de usar protetor por que pode engordar e uma mancada feia... eu ja levei queimadura de sol e a sensação e horrivel, então desde então o filtro solar e meu melhor amigo tantos nos dias nublados e principalmente nos dias ensolarados.... beijos e obrigada pela informação!

Juliana disse...

Todos os tipos de radiação solar (UVA, UVB, UVC) são prejudiciais, de maneiras diferentes. A radiação UVB é a responsável principalmente pelos casos de câncer de pele, e a UVA principalmente pelo envelhecimento causado pelo sol (manchas, rugas, etc). Isso é científico, está nos livros de Dermatologia.
Alguns tipos de câncer são mais comuns nas pessoas que se expõem excessivamente ao sol por muito tempo (lavradores, pescadores são exemplos), e outro tipo, naquelas pessoas que nunca pegam sol, são branquinhas, às vezes com muitos sinais, mas quando vão a praia se queimam MESMO.
Filtro solar só é considerado protetor mesmo quando FPS acima de 15. Isso quer dizer que a pele está 15 vezes mais protegida do que estaria sem protetor.
A ANVISA está começando a exigir que venha o fator de proteção também pra UVA, e que os filtros sejam protetores para ambas as radiações.
A entrevista desse médico é sensacionalista sim. Que estudo foi esse? Que outros fatores influem no ganho de peso dessas pessoas? Quantas pessoas foram avaliadas? É um estudo reconhecido ou ele só perguntou para sua paciente e deduziu isso?
A quantidade de estrogênio produzida para causar essas alterações citadas (principalmente no corpo masculino) é altíssima, o que não acontece. E que outros fatores influenciaria no ganho de peso dessa paciente em especial? (anticoncepcionais, atividade física, estresse...)
Sem falar que ele abrange como "filtro solar engorda". Os que você citou são marcas conhecidas e muito usadas aqui no Brasil também.

Eu concluo com uma coisa: preocupar-se com uma possível (e MUITO improvável) engorda diante da evidência de câncer e envelhecimento precoce da pele é falta de cuidado com o seu corpo, uma troca de prioridades. E esse médico que nem é Dermatologista e se formou em 1972, sem nenhuma formação específica nisso depois de todo esse tempo... Muito estranho, não confio.

NÃO DEIXEM DE USAR SEU PROTETOR SOLAR.

E peço a ele que me mostre o estudo científico que provou isso, para sim poder divulgar.

Sarah Rebeca disse...

:OOOO

Luis Cardoso disse...

Acho interessante a quantidade de besteiras que esta escrita nos comentarios. Gente antes de escrever, vamos consultar. 1o O Lair realmente deve ser um decadente, tem centenas de artigos publicados em revistas internacionaais de medicina. Professor de cardiologia da faculdade de medicina de Harvard, deve ser um merda ne ?. Diretor internacional de um grande laboratorio de remedio.

Ele e o Dr. Italo Rachid sao os 2 maiores pesquisadores e PROFESSORES do curso de Pos graduacao de Medicina Anti Aging

Fora que é convidado de varios grandes laboratorios farmaceuticos para dar palestra.

Gente vamos nos informar, antes de detonar a reputacao das pessoas.

Ivete disse...

Todo mundo sabe que no Brasil com propina toda lei se dobra a favor das emprezas...
O Amianto e proibido em paises de primeiro mundo á anos, ja foi comprovado cientificamente ser altamente
cancerigino mas aqui no Brasil não e proibido e pouca gente sabe disso...
O lair parece ser uma pessoa ignorante(do tipo eu sei tudo) e solicito...mas as teorias dele funcionam e tudo que ele fala tem fundo cientifico mas de fontes internacionais, ele tem um QI acima da media...

Vania Mello disse...

EU ACREDITO NELE...AS FITAS DELE ME AJUDARAM MUITO ATE HOJE QUANDO ESTOU EM UMA SITUAÇÃO ONDE NÃO
ESTOU SATISFEITA ME LEMBRO DE UMA FRASE DELE: SE VC CONTINUAR TENDO AS MESMA AÇÕES VC
TERA OS MESMO RESULTADOS...EU ERA BEM DEPRESIVA E INSATISFEITA, MAS TOMEI CORAGEM E VENDI MINHA EMPRESA FUI PRA EUROPA QUE ERA UM SONHO... LA TIVE UMA IDEIA AO VOLTAR COMECEI A ESTUDAR E TRABALHAR COM ARQUITETURA...HOJE EU AMO O QUE FAÇO E NÃO TENHO MAIS DEPRE...

Ormenio64 disse...

Acho que as pessoas que criticam ... na realidade estão tentando falar sobre os seus próprios interesses e no que querem acreditar por conveniência.
Parabéns A Dr. Lair ribeiro e Dr. Italo Rachid !

Bell disse...

Uau!! Não sabia que dava pra engordar assim!!! Aff

Anônimo disse...

Atenção que essa tal substância que faz mal, 4mbc, tem uns 10 nomes diferentes. Às vezes vc pensa que não está no seu protetor solar, mas ela está sim, com um nome diferente, disfarçada...

Paulo c ereta disse...

Parabéns pelos esclarecimentos sobre o tal de filtro solar! Ninguém é capaz de contestar com prova científica o que o Dr. Lair Ribeiro coloca com plena sabedoria e o mais importante: NÃO ESTÁ ATRELADO A NEHUM LABORÁTORIO OU INDUSTRIA! A ele importa a informação correta, que traga saúde para as pessoas!

Cibele Torquato disse...

Gente, são muitos comentários e não consegui ler todos. Caso já tenham essa informação me perdoem. Eu queria comprar o minesol fps 70 da minesol, mas como não diz nada sobre o ppd na embalagem entrei em contato com o sac do produto. Me mandaram a seguinte resposta: "Ficamos felizes com o seu interesse por nossos produtos. Quanto à sua dúvida, informamos que PPD não é uma substância e sim um teste que mede a proteção contra raios UVA. Nós, da Johnson & Johnson, decidimos não incluir o número referente ao PPD porque, além de não ser oficial ainda gera muita confusão com dúvidas que número é o fator e que número é o PPD. O símbolo UVA dentro de uma circunferência representa que o produto tem pelo menos uma relação de 3 de proteção UVB para 1 de UVA. Está é uma determinação do órgão regulatório europeu." Que bom que responderam, e foi bem rapido! Beijim,

Veet Vasna disse...

Dr.Lair diZ para usar e fazer coisas para a saúde e aconselhamentos de uso de filtros alimentos,Vende seus vídeos para instruir pessoas para melhorar a saúde,mas não se responsabiliza por seus conselhos,quando vc vai adquirir seus cds .fico pensando será então o que aconselha se não fizer bem a pessoa ele não se responsabiliza diz lá na hora de vc comprar.huuummmmm.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...