15 de fevereiro de 2011

ÓLEO MINERAL E SEUS MALEFÍCIOS!


Oi pessoas lindas! Cá estou eu pra falar de um assunto pouco comentado por cabeleireiros: Os malefícios do óleo mineral.

Mas como assim malefícios? Óleo mineral faz mal ao cabelo?

Sim e não.

Como assim?

Eu explico:

A indústria cosmética adora usar óleo mineral nos cosméticos por 2 motivos principais: Primeiro que é barato, e segundo, é totalmente seguro, podendo ser usado até em produtos oftalmológicos.

Mas então onde está o malefício?

No efeito que ele dá aos cabelos. O óleo mineral não causa danos aos fios, porém, é um óleo inerte, que não possui propriedade alguma, ao contrário dos óleos vegetais, que possuem em sua composição ácidos graxos e até vitaminas.

Deste modo, o óleo mineral apenas dá um aspecto de falso tratamento nos cabelos. Além de tudo, o óleo mineral é cumulativo, ou seja, ele vai se acumulando nos fios a cada aplicação do produto que o contém, seja este qual for. E por mais que você utilize shampoo, o óleo mineral sempre vai se acumular, deixando o cabelo pesado, sem volume, sem balanço e com aspecto de sujo.

Esse efeito ruim é menos perceptível em cabelos porosos, mas apenas em curto prazo, pois em longo prazo o efeito é notado, não há como escapar dele.

O que fazer?

Primeiramente é deixar de usar qualquer produto à base de óleo mineral, e optar por produtos semelhantes. Evitar também produtos com vaselina/petrolato, que na verdade é a mesma coisa, mas com consistência diferente.

E como a maioria das marcas segue a regra mundial de colocar os componentes das fórmulas em inglês, fuja de produtos com: Mineral oil, petrolatum, vaseline e paraffinum liquidum.

E os silicones?

Silicones também são cumulativos, porém, são mais fáceis de remover, de modo que um shampoo comum já dá conta do recado. Mas isso é relativo, pois há cabelos que não se dão com silicones mais pesados (insolúveis), e há aqueles cabelos que necessitam de tais silicones, como por exemplo, cabelos porosos, ou que são escovados com freqüência.

Como assim?

Cabelos porosos são aqueles que possuem escamas abertas. Normalmente o cabelo se torna poroso por conta de colorações e alisantes, mas fatores externos também podem causar a abertura das escamas, de modo que o cabelo perde seu brilho e embaraça com facilidade.

Neste caso, os silicones insolúveis ajudam a selar as escamas, formando um filme sobre os fios e retendo todos os ativos de tratamento. E sim, faz diferença. Cabelos porosos não retêm tratamento algum se o produto não tiver silicone, falo por experiência própria.
Quem possui cabelos naturais, pode muito bem viver apenas de produtos à base de silicones solúveis (em água), já que os insolúveis também podem deixar o cabelo sem volume e balanço. Mas isso se aplica apenas em cabelos naturais, pois como eu já disse, cabelos tingidos e/ou alisados precisam de silicones mais pesados.

Mas atenção:

O óleo mineral não trás malefícios para a pele, muito pelo contrário. Ele ajuda a reter a hidratação, deixando a pele sedosa por mais tempo. E sendo assim, hidratantes corporais com óleo mineral podem ser usados normalmente. Mas cuidado também com hidratantes e filtros solares faciais à base de óleo mineral, pois podem deixar a pele oleosa e até agravar problemas relacionados à acne. Use tais produtos apenas se sua pele for seca.


30 comentários:

Gisele disse...

nossa adorei saber disso.. agora ficarei mais de olho ainda em todos produtos que compro para meus fios...

bjs =)

Gisele disse...

nossa adorei saber disso.. agora ficarei mais de olho ainda em todos produtos que compro para meus fios...

bjs =)

Anônimo disse...

Marvin, eu tenho muita preguiça de ficar lendo, principalmente in English...Você poderia indicar alguns produtos que são livres de óleo mineral?
Adorei o Post,
Beijo
Mirian

Lais Santinho disse...

Ameiiii a promoçãoooo!!!!
boa dica!

Amanda disse...

eu geralmente uso os produtos da SP, que é uma l'oreal importada. minha mãe é cabeleireira então fica fácil pra mim ter esses produtos em casa. Eu não achei essas coisas no rótulo não, achei bastante 'sodium alguma coisa', aí não sei se faz mal ou não.
seeempre aliso meu cabelo e a linha sempre foi ótima pro meu cabelo cheio de química, é uma dica que posso dar pra você, Mirian =D

o post foi ótimo! beeijos !

Kelly Cristina disse...

Adorei o post Marvin... super explicativo... mas tbm achei que ficou faltando umas dicas de produtinhos pra gente!!!
Bjus
;)

Ka disse...

Oi Marvin!

Eu também quero (assim como a Miriam) saber quais produtos tem normalmente óleo mineral e petrolatos na composição.
Ou então,no mínimo, quais os que não tem e você recomenda?!

Obrigada!

Marvin disse...

Vou citar alguns exemplos, mas é bom vocês lerem os rótulos, pessoal.

• Todos os produtos Elsève (exceto máscara Nutrição 10x e condicionador da mesma linha da embalagem antiga)

• Todos os produtos Garnier Fructis (exceto máscara Óleo Reparação 3)

• Todos os produtos Kérastsse (exceto alguns sprays e as máscaras Reconstructive, Volumactive e Oléo Curl Intense. Mas fiquem atentas pois pode haver mais produtos da Kérastase com óleo mineral)

• Todos os produtos das linhas capilares da Avon

• Todos os produtos L'Oréal Professionnel

• Todos os produtos Amend (exceto o óleo mineral capilar Gold Black e a máscara RMC vermelha. Mas pode haver mais)

Anônimo disse...

Marvin, não vejo a hora de ver você metendo a boca na Kerastase igual faz na comuni hidrat. capilar! rs Tambem detersto a marca. bju

Anônimo disse...

Amanda

Muito obrigada, ajudou bastante, pode ser que eu consiga eses produtos com a minha amiga cabeleireira. Meus fios também são alisados! Abafa!
Beijo

Anônimo disse...

Marvin,

Adorei as dicas dos produtos, afinal são marcas mega acessíveis!!!


Obrigada,
Mirian ;)

Taiana Rocha disse...

EU AMOOO KERASTASE...e junto com Absolut Repair foi o que recuperou meu cabelo de uma queda (devido quebra do fio) por excesso de quimica...Se tem uma linha que recomendo é Ciment Thermique Absolut Repair, operam milagres! Hahaha

\o/

grasielalocateli disse...

Adorei saber disto, vou ficar mais ligada nas embalegns agora...BjoO

Anônimo disse...

Marvin, seu lindo! conta aí que produtos são bons para cabelos virgem. preciso cuidar do cabelón da filhota. Ah! fala tbm sobre produtos sem o tal oleo mineral. Há proposito, esse produtos que vc indicou contém ou não contém o tal oleo? bjos.

Marvin disse...

Os produtos que eu citei são livres de óleo mineral, mas também fiz observações de alguns produtos que tem.

Produtos pra cabelos "virgens"?

Não há algo específico, depende muito do cabelo. O ideal é levar em conta se o cabelo é cacheado, crespo, oleoso e etc.

Fabi disse...

e quanto aos silicones? como saber quais sao soluveis e insoluveis? jogo o meu na agua? ehaheahehaheaheha

ótimo post ;**

Carolina disse...

Nossa, a partir de agora vou ficar de olho nos produtos que utilizo nas madeixas!
Beijo
Carol

@carolgrtn
http://coisinhascarolina.blogspot.com

Marvin disse...

Os silicones a gente deixa pra outro post.

AHhahHAHhahAHhahHAHahHAhaha!!!

Farei, prometo.

carmen silvia disse...

Marvin,

Adorei o post! Muito bem explicadinho.
Agora me diz uma coisa, o shampoo anti residuos consegue tirar o óle mineral dos fios? Já tem um tempinho q venho usando os shampoos e condicionadores da linha Surya Organica, por não conterem oleo mineral, mas continuo usando várias mascaras de hidratação que contem este óleo. Quero abolir de vez o óleo mineral da vida dos meus cabelos e começar a fazer umectação nos fios a cada 15 dias com óleo vegetal, mas
acho q preciso livar meus fios da capa de óleo mineral primeiro, como eu faço?

Beijos

Carmen

Ana Clara Gomes disse...

que post tudo de bom!!!!
adorei :)
http://umpoucodeana.blogspot.com

Marvin disse...

Carmen, tira sim. É só você usar uma vez por semana por pelo menos 4 semanas. Mas não se esqueça de hidratar depois, pra não deixar seu cabelo ressecado.

Ana Paula disse...

Faz um especial de cabelos crespos e cacheadoooooos? *-*
:*

Anônimo disse...

Vcs sabiam q o famosíssimo reconstrutor da Joico tem oleo mineral? Descobri depois q comprei. E never, não compro mais!!!

Ane 513 disse...

MARVIN VC É UM VERDADEIRO ACHADO PR MIM. AMEI D + ESSE POST E OUTROS MAIS Q IREI COMENTAR .
MUITO BOM SABER Q TODOS DA AVON ESTÃO NA LISTA, O PESSOAL AINDA T~EM UM CERTO PRECONCEITO COM A AVON. EU USO E AMO MUITOO..
PARABÉNS PELO POST. EXPLICADÍSSIMO.
BJUSSSS

Anônimo disse...

Esclarecedor, mas requer uma correção no último parágrafo. Óleo mineral faz mal (e muito) para a pele, inclusive obstruindo os poros provocando e agravando a celulite pq a pele não libera as toxinas de forma natural.
Mas fico feliz que a mídia internética tem alertado para este problema.
Leitores a marca Surya conta com uma vasta linha de hidratentes http://www.suryabrasil.com/

mais informação pelos sites:
http://www.personare.com.br/revista/saude-e-beleza/materia/258/beneficios-dos-cosmeticos-naturais
"estudos recentes comprovaram que o uso de parabeno nessa região(axilas) pode estar associado ao aumento da incidência de câncer de mama".
É amados acho que chegou a hora de voltarmos ao tempo das cavernas, pelo menos naquela época as pessoas viviam mais. rsrssr.
Abs.

Marina4m disse...

Olha só que interessante..
Não sabia! =)

Bell disse...

Xonei, nao sabia mesmol!!!

angelica disse...

nossa fiquei boba com tanta informação, não sabia que fazia tão mal esse óleo mineral,vou ficar esperta agora.beijos


Anônimo disse...

Amei saber disso é muito bom, saber das especialidades do oléo sobre o nosso cabelo.é sobre a linha no tratamento específico ! Obrrigado !

Joziane Siqueira disse...

Desculpe,mais não concordo com vç,pois o óleo mineral,vaselina líquida,parafina sólida,são subprodutos do petróleo,um grande perigo para pele.Ele cria um "Tampono"na pele prejudicando assim a perespiração.Ou seja não deixando a pele respirar,o mesmo ocorre no cabelo.Alguns produtos são fabricados com esses veículos,por serem mais barato,do que um extrato vegetal.Sem contar com doenças futuras que possam ocasionar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...