27 de março de 2011

DESMITIFICANDO O SHAMPOO SEM SAL

Oi pessoas lindas do meu ♥!

Todo mundo sabe que no mercado cosmético existem shampoos “sem sal”. Mas o que é shampoo “sem sal”, vocês sabem?

Em meados de 2004, surgiu no Brasil uma febre chamada Escova Progressiva, um tratamento à base de queratina e formol que prometia alisar e tratar os fios de uma vez só, mas com efeito temporário. Reza a lenda que um cabeleireiro resolveu prolongar o efeito da cauterização usando formol misturado à queratina líquida, e ao ver que o cabelo de sua cliente não voltou à forma original, descobriu que tinha um poderoso aliado em suas mãos. Mas o formol a gente deixa pra outro post, ok?

No entanto, de algum modo, não se sabe ao certo como, surgiu um mito de que o sal, presente nos shampoos, removia o tratamento mais rapidamente. De fato, os shampoos removem a escova progressiva, do mesmo modo que removem outros tratamentos e até mesmo proteínas e outras substâncias dos nossos fios. Mas a culpa não é exclusiva do sal, pois outros agentes de limpeza, contidos no shampoo, também tem ação corrosiva, e é por isso que os shampoos possuem ativos de tratamento e condicionamento, para balancear a fórmula. E na verdade, o sal é apenas usado nos shampoos para dar viscosidade e não deixar o produto tão líquido, facilitando a aplicação.

Normalmente, o sal utilizado pelas empresas cosméticas para esta finalidade é o cloreto de sódio (sodium chloride), que nada mais é do que o sal que encontramos em qualquer cozinha, no Brasil e no mundo. E quando a lenda do shampoo sem sal surgiu, as empresas apenas resolveram trocar o cloreto de sódio por outro sal, para poder vendê-lo com a promessa de não danificar o cabelo e nem remover tratamentos, entre eles, a escova progressiva. Os sais mais usados nessa substituição são o cloreto de amônia (ammonium chloride) e o cloreto de potássio (potassium chloride).

Para vocês terem idéia, este mito é tão forte que fez muitas empresas a se adaptarem a ele, inclusive a multinacional Unilever, que, por conta de muitos pedidos de seus consumidores, resolveu tirar o sal de todos os shampoos de suas marcas Dove e Seda. Mais recentemente, a L’Oréal divulgou o lançamento da sua nova linha Elsève Reparação Total 5 Especial Química, a primeira linha da Elsève a ter um shampoo livre de sal. No caso de ambas as empresas, o cloreto de sódio foi apenas substituído pelo cloreto de potássio, e esta mudança ocorreu apenas no Brasil.

Em outras palavras, todo shampoo tem sal, não há como escapar. Vejam esta lista, dos componentes que são classificados como sais:

-Acetatos
-Carbonatos
-Cloretos
-Cianetos
-Sulfetos
-Nitratos
-Nitritos
-Fosfatos
-Sulfatos
-Citratos

Apesar de tudo, não há com o que se preocupar. As empresas investem muito na composição de seus shampoos e demais produtos, justamente para evitar possíveis danos ao cabelo. Portanto, se você tem medo de que um shampoo com sal vá danificar seu cabelo, fique tranquilo/a, não há o que temer. Mas nunca se esqueça de tratar seu cabelo, ainda mais se for tingido, alisado ou transformado de qualquer outra maneira. O tratamento contínuo faz toda a diferença.



PS: Não indico os produtos da Seda (com exceção do shampoo S.O.S. Reconstrução Estrutural), tão pouco os da Dove. Apenas citei as marcas para exemplificar.



27 comentários:

Celina disse...

tb não gosto de Seda e Dove, depois de você ter postado sobre o Loreal sem sal fui átras, quase duas semans para encontrar, e achei na Americanas junto com o creme de tratamento para cabelos com mechas da Loreal tb. Comprei tudo e amei. Meu cabelo está sedoso, brilhante.
Foi dificil mas compensador.
E tudo o que vc postou sobre os shampoos com sal foi muito esclarecedor.

Bjoks

Giuliana disse...

Sobre você não recomendar em geral os da Seda é por qual motivo, em específico? Ineficiência no condicionamento, por exemplo?
(Eu mesma tenho um pé atrás com Seda, meu namorado está usando (a mãe dele que comprou ¬¬, sempre eu que escolho a dedo um shampoo e compro pra ele ^^) e tipo, ele parece o "urso do cabelo duro" >.< (citações da minha mãe HAHAH)
Ai socorro! Não dá nem pra fazer um carinho no cabelo, um cafuné =/)

Beijo!

Jana Pereira disse...

Que tudo esse é o bom e barato...

Deus te abençoe!
Beijoss Rosa

Janaina Pereira

http://byjanaynapereira.blogspot.com/

Noemi disse...

Adoreiiii a matéria. parabéns amigo

Suzane disse...

Até os shampoos para criança tem sal? você disse que o sal é para dar consistência ao produto, os para criança são bem ralos. Bjs!

Dêzinha disse...

Boa, Marvin!
Adorei o post. :D Shampoo sem sal é pura lenda urbana mesmo.

;***

Natália Isabel disse...

Eu, como química, sempre via que tinham sais nos shampoos...
nunca dei bola pra isso.
Mas é muito bom tu esclarecer isso, existe cada mito nesse mundo da beleza, né?
Adoro o Blog!
Parabéns!!!

Amanda disse...

Marvim eu tem amo!! Foi o melhor post sobre shampoo sem sal que eu já li, sem frescuras e direto ao que interessa, já usei ótimos produtos "sem sal" e péssimos com sal...

www.batonetc.com.br

VaidadePink disse...

tbm nuncative uma hostoria feliz c seda :(

Luciana disse...

Marvin, esse negocio de shampoo sem sal so existe mesmo no BR. Desde que comecei a fazer progressiva so usava shampoo sem sal, em 2008 me mudei pra Copenhagen e fui atras de shampoos sem sal por aqui, que vergonha que passei... entrei em uma loja de produtos de beleza e pedi a atendente um shampoo sem sal, ela ficou sem entender e foi procurar. Depois de alguns minutos voltou e me disse que nunca ouviu falar de shampoo sem sal e me mostrou o rotulo de shampoos de varias marcas onde havia escrito sodium chloride, em todos!!!
Isso é realmente lenda!
Beijos!

Marvin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thainá disse...

Gente, cada post é uma aula: adoro! Marvin, eu já tinha ouvido falar algo parecido com o que você disse, mas só agora ficou claro em minha cabeça a questão dos sais... muito boa a sua resenha, amei!

Suzane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sei que não tem a ver com o post mas gostaria de saber se as máscaras e ampolas da alfaparf são boas. Agradeço.

Marvin disse...

Eu não recomendo a Seda porque os shampoos são fracos e em muitos casos costumam ressecar o cabelo a longo prazo, há vários depoimentos negativos na comunidade "Hidratação Capilar" no Orkut que eu venho acompanhando há alguns anos.

No caso da Dove, o problema é o mesmo da Seda: Condicionadores fracos, máscaras tão fracas quanto e cremes para pentear lotados de óleo mineral.

Magdala disse...

nossa verdade seda e dove é uma merda, melhor comprar elseve e garnier que é quase o mesmo preço .

Lais Santinho disse...

Adorei o post!!!! muito bem explicado.
Gostaria de dar uma sugestão, você poderia faze um post falando sobre os cremes da novex, estava pensando em comprar o 12 em 1 para testar pois meu cabelo esta terrivel!!!! queria saber se realmente é bom!!...meu cabelo é liso mas totalmente descontrolado e cheio de frizz =(
bjoooo

Bruna disse...

Eu precisava mostrar esse teu post pra vendedora da loja de cosméticos que teimou comigo que por eu fazer escova progressiva, eu TINHA que usar shampoo sem sal...aff!

Giuliana disse...

Obrigada por responder, Marvin!
Beijo

Dayana R. disse...

Nossaaa e eu pensava que tinha uma relação! já tinha visto que tinha outros tipos de sais,maaaaaaas kkkk

quintagrandeza.blogspot.com

Carlos Mchado disse...

Muito esclarecedora as suas informaçoes, Isso significa que na realidade não existe shampoo "SEM SAL".
Parabens.
Carlos Machado

Marina4m disse...

Bem interessante. Fiz progressiva duas vezes e ficava louca procurando esses produtos sem saber direito o que era!

Anônimo disse...

Adorei a sua matéria! MAs a verdade que o sal dos shampoos nao sao iguais ao de cozinha pois nao tem iodo os cosmeticos. Uso produtos da L'oreal Profissional e eles possuem todos os tipos de sodio que vc pode imaginar, ao contrario dos sem sal que apesar de ter manos sodio tem amoniaco. Amigas que ja fizeram a escova progressiva tiveram que usar shampoo sem sal e nao gostaram, voltaram a usar a Kerastase que tambem tem todos os tipos de sodio possiveis.

Anônimo disse...

O melhor shampoo sem sal é aquele que você manda manipular, com alguma essência tipo menta, anti caspa, etc etc mas com base muito simples.
Quanto a dizer que os shampoos sem sal não causam dano aos cabelos você está viajando colega.
um dos principais causadores da calvície além do DHT é justamente o Sulfato de Sódio.

Quem utiliza esses shampoos comerciais que vocês encontram nas prateleiras dos mercados pode ter certeza de que está colocando uma bomba relógio na cabeça!

Os Sulfatos arrebentam os cabelos!
Comprem shampoos manipulados, coloquem uma ampola de vitamina A pura, algumas cápsulas de Vitamina E, um pouco de Jaborandi e pronto, terão um produto completo!

Anônimo disse...

afinal que champoo deve se uar que nao seja agressivo para o cabelo'?







Bárbara Lima Cividini disse...

Oi, comprei um shampoo e condicionador da marca L'oreal paris elseve, ele é o supreme control 4D e eu faço progressiva. Bom, agora fiquei na dúvida se eu posso continuar usando ele mesmo com a progressiva. Porque pelo que vi ele tem sal. E agora??

Alexandra Belchior disse...

Bom pelo que entendi todos shampoos tem sal, uns tentam disfarçar e em contra partida criam ativos que neutralizam os danos e como remédio e bom pra uma coisa e te causa os outros estragos, então vamos lavar com água mesmo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...