21 de julho de 2011

DICA: UMECTAÇÃO CAPILAR



Oi pessoas que tanto amo!

Hoje meu post é uma dica, de uma técnica que provavelmente já é bem conhecida por algumas de vocês.

A umectação capilar consiste em aplicar sobre os cabelos, preferencialmente secos, óleos ou manteigas de origem vegetal.

A técnica ajuda a nutrir os cabelos e prevenir, ou mesmo combater, o ressecamento causado por agressões externas (sol, poluição), químicas (alisantes, colorações, shampoos) e térmicas (secador, prancha).

É indicada especialmente para:

• Cabelos crespos. Naturalmente mais secos, esta técnica nutre os fios e ajuda a reduzir o volume excessivo.

• Cabelos cacheados. Naturalmente secos, mas não tanto quanto os cabelos crespos, a nutrição ajuda a combater o frizz e evitar a perda de água.

• Cabelos alisados, relaxados, coloridos ou com mechas. O dano químico causado por produtos de transformação ou coloração é mais profundo, com isso o ressecamento e frizz podem ser ainda mais intensos.

• Cabelos escovados. Fontes de calor promovem perda de água, e em longo prazo a perda de nutrientes. A reposição lipídica ajuda a reparar e proteger as escamas e, consequentemente, o córtex capilar (parte mais interna do fio).
 
• Cabelos longos. Sim, mesmo que naturais, os cabelos mais longos podem sofrer com o ressecamento das pontas, podendo até apresentar quebra e pontas duplas. Com a umectação é possível até adiar o corte das pontinhas.

Como fazer?

É simples. Basta colocar uma quantidade generosa de qualquer óleo ou manteiga vegetal sobre as mãos e espalhar por toda extenção dos fios. Em cabelos longos, mas naturais, aplicar apenas sobre as pontas. Massagear bem e deixar pausar por no mínimo 30 minutos. O tempo de pausa não é uma regra, mas se for excedido não há problemas. Depois é necessário lavar os fios com shampoo e dar seguimento a qualquer tratamento.

Mas o shampoo não remove o óleo?

Sim, mas não totalmente. Boa parte permanece nos fios e, em longo prazo, é possível notar os cabelos mais nutridos e sedosos. O uso de shampoos, sejam quais forem, já é o suficiente para ressecar os cabelos, especialmente as pontas. A umectação ajuda a evitar este dano.

Dormir com o óleo ou manteiga ainda nos cabelos. Pode?


Sim, contanto que o óleo (ou a manteiga) não seja aplicado próximo à raiz. É ideal proteger a roupa de cama para evitar manchas.

É indicado para todo tipo de cabelo?

Sim, e não há qualquer restrição de idade, pode ser feita inclusive em cabelos de crianças. Só é preciso cautela em cabelos mais finos. Neste caso, usar apenas nas pontas.

Pode usar qualquer óleo?

Se for 100% vegetal, sim. Óleo de cozinha (soja, canola, girassol, milho, oliva...) também é indicado, já que é de origem 100% vegetal.

E manteigas, quais usar?

As mais comuns são as de karité e cupuaçu, mas pode ser qualquer manteiga de origem vegetal, como de cacau, por exemplo. No caso das manteigas, é necessário derreter em banho-maria, microondas ou mesmo esfregando entre as mãos.

Uma pequena demonstração da técnica nos meus cabelos:

Antes: Cabelos secos após aplicação de óleo de linhaça.

Depois: Cabelos já lavados e hidratados, após umectação. Com leave-in.

Vocês notaram diferença? Não, eu sei. Uma pena que eu não possa mostrar pra vocês de fato como meus cabelos ficaram, já que só é possível notar tal diferença ao toque. Em cabelos que sofrem mais com frizz, a diferença é notada visivelmente aos poucos.

Espero que tenham gostado da dica, e que façam, pois eu super recomendo.









twitter.com/MarvinWonder
facebook.com/MarvinWonder
formspring.me/MarvinWonder
flickr.com/photos/marvinwonder


16 comentários:

Anônimo disse...

Marvim suas dicas são demais!Me indique por favor uma linha de produtos para eu usar,meus cabelos são crespos,e faço relaxamento a cada 4 meses!!
BjOs Aguardo!!!
Pri

Leticia disse...

Adorei a dica (como sempre), esse fim de semana mesmo vou fazer!
Beijos.

Rosaluz disse...

Olá, adoro seu blog e venho sempre ver as postagens( tenho o lik no meu blog).
Essa postagem me interesou muito,Pois estou numa nova fase com meus cabelos. Usava meu cabelo alisado e pintado de preto(era minha marca registrada)mas resolvi cortar e deixar natural(cansei de ter tanto trabalho com cabelo e de gastar dinheiro em salão). Meus cabelos são naturalmente anelados na cor castanho claro, parecido com o seu.
Vou adotar a técnica. Bjs

Alice disse...

Já tem um tempo que to doida pra fazer umectação mas quero encontrar oleo de coco pra fazer.

Marvin disse...

Pri, infelizmente eu costumo usar produtos que dêem mais volume aos fios, e no seu caso seria interessante algo que o reduza.

Por ora, só o que posso te indicar é a umectação mesmo.

Faça, você verá como melhora os cabelos.

Lais Santinho disse...

óleo de cozinha nos cabelos???? fica bonito é????.....fora isso qual outro óleo bom para passar? pode indicar alguma marca?...bjuuuu adooooro postagens sobre cabelos!!!...o meu é liso e bem fininho e suuuuper cheio de frizz já tentei de tudo mas nada resolve o bendito frizz!!!!

carmen silvia disse...

Adoro umectação! Faço toda a semana,meus cabelos são cacheados, bem finos, secos e quimicamente tratados ( faço relaxamento de 3 em 3 meses). Desde que começei a fazer minhas pontas são outras. Alterno entre óleo de coco, óleo de uva e azeite extra virgem. Acabei de comprar uma manteiga de cupuaçu, mas ainda não testei.
Beijos!!!

Pri disse...

Marvim vou testar a umectação,andei lendo mais a respeito e fiquei bem animada com o que li!!
Bjo e muito obrigado

Marvin disse...

Lais, pode ser qualquer óleo mesmo, desde que seja de origem vegetal.

Pode ser de coco, oliva, amêndoas, não importa.

=)

Luara Thais disse...

Eu faço com o azeite de oliva,mas passo só nas pontas, meus cabelos ficam super sedosos.
e se for dormir com ele é só colocar uma camisa velha em cima do travesseiro que não suja.

Descobri o seu blog e to amando!

beijos.

Marvin disse...

Obrigado, Luara.

=)

Ladies Sim! disse...

Olá Marvin!
Adorei a dica que até então eu não conhecia, ja testei e adorei!

Carlos Barros disse...

da pra ver diferença pois os cachos se abriram.

Bell disse...

Muito complexo....

Bell disse...

Desejo muitoooo!

Rubia Miguel disse...

Marvin
Adorei suas dicas e estou com uma dúvida
Meu cabelo edta elástico
Se eu usar óleo no cabelo vai me ajudar
Tô desesperada
Socorrooooo
Já tentei de tudo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...