Oi pessoas.
Todo mundo já ouviu falar em manteiga de karité, certo?
Pois bem, trata-se de uma manteiga retirada do fruto produzido pela árvore Vitellaria paradoxa, originária do continente africano. Em sua composição química estão presentes os ácidos graxos:
-Ácido Oleico (ômega 9): 40 a 55%
-Ácido Esteárico: 35 a 45%
-Ácido Palmítico: 3 a 7%
-Ácido Linoleico (ômega 6): 3 a 8%
Também contém grande concentração de tocoferóis (vitaminas lipossolúveis da família da vitamina E) em sua composição, o que torna a manteiga de karité um ótimo anti-oxidante, além de um excelente emoliente. É altamente indicada para cabelos secos, ressecados, danificados, porosos e/ou que são alisados com secador e/ou prancha frequentemente. Também é ótima para nutrir e hidratar partes ressecadas da pele e unhas.
-Ácido Oleico (ômega 9): 40 a 55%
-Ácido Esteárico: 35 a 45%
-Ácido Palmítico: 3 a 7%
-Ácido Linoleico (ômega 6): 3 a 8%
Também contém grande concentração de tocoferóis (vitaminas lipossolúveis da família da vitamina E) em sua composição, o que torna a manteiga de karité um ótimo anti-oxidante, além de um excelente emoliente. É altamente indicada para cabelos secos, ressecados, danificados, porosos e/ou que são alisados com secador e/ou prancha frequentemente. Também é ótima para nutrir e hidratar partes ressecadas da pele e unhas.
No mercado existem diversas opções de produtos com manteiga de karité, mas também é possível encontrá-la pura. Ela pode ser usada com máscaras de hidratação, cremes para pentear e até mesmo sozinha.
Para usá-la pura, aqui vão algumas dicas:
• Umectação capilar: Coloquem um pouco da manteiga de karité nas mãos e espalhem bem. Depois, esfreguem bem entre as mãos até que ela se transforme em óleo. Apliquem sobre os fios secos e não lavados, especialmente nas pontas e mechas/partes mais ressecadas. Não há tempo de pausa específico, vocês podem deixar quanto tempo quiserem, não trará nenhum malefício para o cabelo.
• Pomada natural: Como na dica anterior, espalhem entre as mãos e esfreguem bem até transformá-la em óleo. Depois é só aplicar sobre as mechas que seseja estilizar. Por ser rica também em ácido cinâmico, a manteiga de karité age como um filtro solar natural. Usem pouca quantidade para não pesar.
• Tratamento noturno: Se vocês não tiverem tempo para fazer a umectação capilar, podem aplicar a manteiga sobre os cabelos antes de dormir. Mas é importante lavar os cabelos pela manhã, já que a manteiga deixará seus fios muito oleosos. E não se esqueçam de proteger o travesseiro.
• Pele: Basta aplicar sobre a pele limpa e massagear até que ela derreta. Não usem em qualquer parte da pele, apenas em locais muito ressecados.
• Unhas e cutículas: Massagear a manteiga sobre as unhas limpas e sem esmalte, de preferência antes de dormir. Nas cutículas e cantinhos vocês podem aplicar várias vezes ao dia, em pequenas quantidades. Neste segundo caso, as unhas podem estar esmaltadas.
Vocês podem encontrar em lojas de artesanato ou casas de produtos naturais. Eu comprei (há bastante tempo por sinal) nesta loja virtual: http://www.sabaoeglicerina.com.br/
Gostaram?
Usem e digam adeus aos cabelos, pele e unhas ressecadas.
23 comentários:
Gostei da dica pois conhecia o produto mas não sabia como utilizar; e a minha dica pra vc é os produtos da Charis Profissional, que são produtos ótimos e com preço acessivel.
Marvin, uma pessoa que não tem química no cabelo precisa usar máscara reconstrutora ou apenas de nutrição e hidratação?
Bjs
Amei esse site, Marvin. Tem vários produtinhos interessantes pro cabelo. Quero comprar tudo hahahaha Karen
só eu tenho vontade de dar uma bela lambida nesta manteiga de karite que parece cobertura de bolo #gordinhamodeon
Olá olha adorei a dica e cabelos loiros precisa mesmo e falço direto Umectação e olha passando para desejar otimo fim de semana Bjãooo*-*
www.dettinhaesperta.blogspot.com
Olá olha adorei a dica e cabelos loiros precisa mesmo e falço direto Umectação e olha passando para desejar otimo fim de semana Bjãooo*-*
www.dettinhaesperta.blogspot.com
Adorei a dica... e na pele realmente é uma coisa maravilhosa
Não é só vc não Tai, também me deu esta vontade, hahah!!!
Muiito bom, sempre quis usar manteiga de karité no cabelo, mas nunca achei pra comprar aqui onde eu moro
Alice, agora você sabe, então aproveite.
=)
"anônimo", precisa sim, pelo menos 1 vez por mes, para dar força.
=)
Karen, o site é legal mesmo, tem bastante coisa interessante.
=)
Ah Tai, sua doida.
Haha!
=D
Detinha, experimente fazer umectação com essa manteiga, é MARA!
=D
Thainá, e como é, eu também adoro.
=)
Alice, não faça isso, haha!
=D
Bahh, agora vc pode comprar pela net mesmo.
=)
na parte de umectação capilar eu tenho que lavar depois?
Marvin, querido, sabe se é uma boa misturar em hidratantes mega cheirosos mas que não hidratam tanto? Vide, Victoria Secret´s? Acha que vale a gambiarra? Hehe, beijo!
Adorei este post!
Gosto muito do seu Blog. Foi um dos blogs que me incentivaram criar o meu ... risos: cabelossuperbonitos.com.
Inclusive eu cito seu esse post e seu blog no meu post: http://cabelossuperbonitos.com/2013/09/08/as-sem-formol-2-acido-glioxilico-funciona/
Beijocas
Onde encontro essa manteiga pra comprar ? Em lojas de cosmeticos eu consigo achar ?
Preciso mtto, porqqe dizem qee ella diminui a aparição das estrias
Olá onde encontro pra comprar?
Tem no mercado publico?
Postar um comentário