17 de outubro de 2011

HIDRATANDO OS CABELOS


Oi pessoas, como estão?

Hidratar os cabelos é essencial, todo mundo (ou quase) sabe disso. Mas qual a forma certa? Qual o tempo de pausa? Muita gente ainda tem dúvida, então cá estou pra dividir algumas experiências com vocês.

Antigamente, nos salões de beleza, costumava-se aplicar o "banho de creme" nos cabelos lavados. Em seguida o cabelo era preso com o auxílio de um prendedor do tipo "piranha" e a cliente era colocada sob o vaporizador. Lá ela aguardava por cerca de 30 minutos. O cabelo também podia ser envolvido com uma toalha quente ou mesmo uma touca plástica, ou touca térmica, que era ligada à tomada. 

Em casa o procedimento era basicamente o mesmo (exceto pelo vaporizador) e o costume em ambos os casos era passar bastante creme nos fios, com a ilusão de que o tratamento seria melhor.


O tempo passou e tudo mudou. Ou será que não? Muita gente ainda acha que é preciso passar muito creme nos cabelos ou mesmo deixar agir sob fonte de calor por 30 minutos, ou mais. Há quem durma com o creme acreditando que o tempo de pausa mais longo deixará os fios mais bem tratados.

Esqueçam tudo isso já!

Ao longo desses anos de loucura cosmética, percebi que, de fato, o tempo de pausa não precisa mais ser tão longo. Hoje em dia as máscaras de tratamento, que já não se chamam mais "banho de creme", agem entre 3 e 5 minutos e sem o auxílio de qualquer touca. Podem ver, a maioria das máscaras atuais no mercado sugerem deixar agir por apenas este pequeno espaço de tempo, isso quando não é um tempo menor como 1 minuto. Há máscaras que agem até em 30 segundos! E a quantidade necessária é pequena, passar creme demais só gastará produto à toa.

Outro fator importante são as embalagens. Enquanto a maioria das empresas ainda insiste em usar potes, algumas já se preocupam em envasar as máscaras em embalagens de bisnaga. 

Os potes atrapalham na hora de aplicar, ainda mais durante o banho. Se o tempo de pausa é curto, não há necessidade de lavar os cabelos, sair do banheiro, hidratar e voltar ao chuveiro para enxaguar. Tudo pode ser feito durante o banho. 

Mas o que acontece: Com o pote, é necessário retirar o produto com uma espátula ou colher de plástico, para não contaminar o produto, e, colocar num pequeno recipiente para levar ao banho. Se vocês levam o pote, é necessário abrí-lo, retirar o produto com as mãos e fechar o pote em seguida. Mas desse modo, além de contaminar, vocês podem também deixar entrar água no pote, de modo que a máscara pode estragar ainda mais rápido.

E se a embalagem é uma bisnaga, tudo muda: Basta abrir a tampa, apertar o corpo da embalagem e retirar a quantidade desejada. Depois é só fechar a tampa. Com isso, não há contaminação e nem adulteração do produto.

Portanto, enquanto a maioria das empresas não muda, dêem preferência por máscaras em embalagem de bisnaga.

E chega de ficar 30 minutos esperando um produto agir, prefiram máscaras de ação rápida, afinal tempo é dinheiro, bebês!


16 comentários:

Anônimo disse...

Concordo, também não gosto de máscaras em potes mas a maioria é assim.

Anônimo disse...

oi marvim!
seria errado levar o pote ao banheiro e aplicar com pincel? esse pincel: http://i.shopbot.com.br/n_7484/30/07/L_c3d71f6a2c591dac3f9eba3109b30730.jpg

me indique alguns cremes q vc julga bom para cabelos ultra mega ressecados e fracos.

novex é bom?

Amanda Oliveira disse...

Adorei o post Marvin,realmente esses potes dão um trabalho danado pra fazer hidratação.Estou precisando de uma dica,meu cabelo era super oleoso e melequento e agora está seco igual a uma palha,não sei o que eu faço.me ajuda
bjs

Anônimo disse...

Não sei se compensa muito que troquem para bisnagas, é muito provável que com uma mudança assim a quantidade do produto seja menor e preço continue igual... Continuo gostando dos potes, afinal o trablho de usar uma espátula e um potinho não é tão sacrificante assim.

Anônimo disse...

Marvin, tá arrasando nos posts! Parabéns!
Mas qual deve ser o intervalo entre as hidratações?
Ouvi falar que não devemos usar sempre o mesmo creme para hidratação pq o cabelo "acostuma" com ele e acaba não agindo mais, é verdade?
Bjs
Flávia

Claudia Guillen disse...

nunca mais comprei creme em pote, já fiz tanta lambança no chuveiro :(
Adorei a dica, tenho mania de deixar esses cremes no cabelo até ficar duro o.O

Beijao!!!

Marvin disse...

Anônimo1: Eu detesto, bisnagas são bem melhores.

Marvin disse...

Anônimo 2: Sim, seria, porque o pincel pode acumular resíduos. Use uma colher ou espátula de plástico.

A melhor máscara neste caso é a RT5EQ da Elsève.

Marvin disse...

Amanda: Dá uma olhada nos meus outros posts, tenho várias dicas e truques pra combater o ressecamento.

=)

Marvin disse...

Anônimo 3: As embalagens de bisnaga costumam custar menos, logo, o preço poderia até baixar. Só compensa usar pote se a quantidade for acima de meio quilo.

Marvin disse...

Cacau: Eu ainda compro, pois algumas que gosto tanto infelizmente não vem em bisnaga.

=/

Marvin disse...

Pessoal que posta anonimamente: Poxa, deixa pelo menos uma assinatura com o nome, fica melhor pra responder e tratar vocês pelo nome.

=(

Marvin disse...

Flávia: Depende muito do cabelo. Se for mais ressecado, pode-se hidratar todos os dias ou em todas as lavagens.

Você pode sim usar sempre a mesma máscara, ainda mais se ela dá certo no seu cabelo. Mas variar é sempre o melhor.

Jarina Samia disse...

Hidratação sempre é importante, mesmo as feias em casa.

Marina4m disse...

E vamos hidratar mesmo os oleosos! =)

Marina4m disse...

Gosta das mascaras de hidratacao do morocconoil?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...