25 de novembro de 2011

RECONSTRUINDO/REPARANDO OS CABELOS


Oi pessoas.

Já fiz um post aqui sobre reconstrução capilar, certo?

Mas hoje quero compartilhar com vocês algumas dicas de como reparar danos capilares diversos, causados por calor, alisantes, colorações e outros.

Vamos por partes. Pra começar, é importante saber que o cabelo é uma estrutura morta e, portanto, não se regenera. Entretanto, é preciso tratar os fios para que tais danos não se agravem, causando o desgaste da haste capilar e consequentemente sua ruptura.

Em quais casos fazer a reconstrução/reparação?
Todos, isso depende muito do estado do cabelo.

Com que frequência?
• Cabelos normais: 1 vez por mes ou a cada 2 meses, ou conforme necessidade, caso os fios apresentem ressecamento ou embaraço.

• Cabelos tingidos: 2 a 3 vezes por mês, dependendo da cor usada, do grau de dano provocado ou dos hábitos diários.

• Cabelos alisados com guanidina, tioglicolato ou escova definitiva/semi-definitiva: 4 ou mais vezes por mês. Como os alisantes alteram a estrutura capilar, costumam fragilizar demais os fios, com isso é necessário cuidados mais intensivos e consecutivos. Como este tipo de cabelo pode apresentar maior embaraço fos fios, o ideal é usar um shampoo hidratante/reconstrutor seguido de uma máscara reconstrutora que também seja rica em lipídeos, como ceramidas e óleos/manteigas vegetais.

• Cabelos descoloridos, loiros ou com luzes: Descoloração é outro procedimento que danifica os fios profundamente, logo, é necessário ter praticamente os mesmos cuidados de um cabelo alisado.

• Cabelos volumosos: O ideal é considerar os demais itens acima, mas por conta do volume excessivo, é aconselhável procurar por produtos que também sejam emolientes, à base de óleos e manteigas vegetais, glicerina, ácido lático, lanolina, entre outros.

• Cabelos finos: Assim como o caso acima, o ideal é observar outras características. E para evitar a redução de volume, o melhor é evitar componentes muito emolientes.

Como fazer?
Há várias formas, desde aplicações de máscaras até géis ou líquidos, com ou sem enxágue. É preciso sempre seguir as instruções do rótulo.

Com ou sem fonte de calor?
O melhor é sempre seguir as instruções do produto, mas as proteínas costumam fixar melhor sob ação do calor, então se for usar algum reconstrutor sem enxágue, experimente secar os cabelos com um secador para ativá-lo. Se seu cabelo for cacheados ou crespo, use um difusor para evitar que os fios fiquem eriçados.

Qual é o melhor tipo de reconstrução/reparação para o meu cabelo?
Depende do tipo e do grau de dano. Normalmente, os produtos para reconstrução/reparação são formulados com proteínas que possuem estrutura semelhante à queratina natural dos fios, de forma que a assimilação contribua para a fixação destas proteínas no córtex capilar, a parte mais interna dos fios. Os componentes mais usados são a própria queratina humana hidrolisada, proteínas vegetais, como as de trigo e soja e proteínas animais, como a creatina.

Como escolher o produto ideal?
Infelizmente não há uma resposta exata, cada cabelo pode reagir de formas diferentes a diversos tratamentos. Se possível, procurem por amostras, ou busquem indicações de amigas, blogs (VEM GENTE!) e fóruns virtuais. Assim, você pode descobrir de forma mais fácil qual é seu tipo de produto ideal.

Mas o mais importante de tudo: Cuidem de seus cabelos, independente da forma, cor ou estilo, pois cabelo BOM é cabelo BEM TRATADO!




11 comentários:

Bianca Ladyhawke disse...

Eu costumo hidratar de 15 em 15 dias, mas meu cabelo aceita qualquer coisa, hehehe Bjs

Jeniffer Lima disse...

ótima dica...


sorteio de Natal
www.stetica.net
Vídeo sorteio


bjos

Heloiza disse...

Fiz escova progressiva, to usando o shampoo e a máscara da Seda pós alisamento químico. Alterno com o sahmpoo da Natura liso e solto. Vc acha q teria necessidade de usar tbm um shampoo mais hidratante? O Dove novo com óleo de argan seria recomendado? Obrigada, bjo!

Aline Celuppi Wegner disse...

E o cabelo fino, liso, e oleoso... Comofaz???
Eu até hidrato quando dá tempo (mentira, quando eu lembro ou quando me olho no espelho e pareço uma piaçava). Mas nunca encontrei nenhum produto voltado pra esse público.
Alías, ultimamente tenho a impressão que não existem pessoas com esse cabelo pras lojas que revendem esses produtos (porque ALGUÉM deve fabricar, não é possível!)

Bjo

http://unhas-cia.blogspot.com

Jarina Samia disse...

Preciso de uma reparação assim urgente!

Bell disse...

Adorei as dicas!!!

Bell disse...

Baphooooo

Marina4m disse...

Nada como um blog pra informar sore as melhores formas de reconstrucao!

Marina4m disse...

Faz post novo pra gnt!

Bell disse...

Bora mulherada cuidar das madeixas.!!!

Camila disse...

Muito obrigado por este post! Eu tenho o cabelo seco e quebradiço. Eu fiz todos os tipos de tratamentos, mas eu não posso corrigi-lo. Agora eu estou tentando com produtos naturais com aveia. Eu tenho cabelos descoloridos e precisa de mais dicas para corrigir isso! Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...