30 de maio de 2012

FILTRO SOLAR: ACREDITE!!!


Oi gente!
Li todos os comentários do post passado e vou tentar respondê-los nos próximos, textos, ok? Vamos falar de filtro solar, então?

No decorrer da II Guerra Mundial, o farmacêutico inglês Benjamin Greene desenvolveu o primeiro protetor contra os raios solares para ser utilizado nos campos de batalha e proteger os soldados contra a exposição prolongada ao sol: uma pasta branca de óxido de zinco difícil de espalhar. Com o passar do tempo as fórmulas foram evoluindo e hoje temos diferentes tipos de filtro solar que atendem a necessidade de cada um (mas que continuam sendo um problema para o bolso #todaschora).

Os raios solares podem trazer benefícios para a pele, como a síntese de vitamina D e melaninas (raios UV - ultravioleta) e o aumento da circulação sanguínea, linfática e aceleração do metabolismo celular (raios IV – infravermelho). O problema é que o excesso de exposição aos raios UV podem também causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e alterações celulares que podem resultar em câncer.

A maioria dos filtros solares que conhecemos possuem substâncias minerais em forma de suspensão as quais são opacas a luz e deixam a gente com cara de fantasma. Mas são estes componentes que refletem os raios UV e a luz visível e impedem que a pele sofra algum dano. Alguns tipos de filtros também possuem substâncias capazes de absorver os raios UV e transformar esta energia em outro tipo não nocivo.

E o tal FPS?

O FPS é a unidade utilizada para medir o grau de proteção que um filtro solar apresenta contra as radiações UVB e é determinado a partir de um cálculo que inclui os tempos mínimos necessários para detectar queimaduras na pele (eritemas) com e sem proteção.


Porém, a partir do FPS 15 o bloqueio dos raios UVB não aumenta na mesma proporção que o número do FPS, ou seja, um filtro com FPS 30 não oferece o dobro da proteção de um filtro com FPS 15. E como o protetor solar só protege contra os raios UVB, a maneira mais eficaz de se proteger dos raios solares é evitar a exposição meeeesmo (e no nosso Brasil de céu anil e sol escaldante, comofaz?).

E o preço?

Outra questão levantada nos comentários e que já é tema de discussão até mesmo pela Anvisa é o que deve ser feito para que a população tenha maior acesso aos protetores solares como incluí-los na cesta básica ou como produto essencial distribuído pelo SUS e reduzir os impostos sobre estes produtos. Ainda há muito que percorrer para que um produto tão importante esteja mais perto dos consumidores.

Como usar?

O protetor solar é chato de aplicar, tem textura pastosa e cheiro esquisito. Aposto que muita gente quase sai de casa sem, ainda mais quando acorda atrasada (tipotodomundotododia – já é sexta-feira?). O correto é espalhar o produto cerca de 20 minutos antes de sair de casa. Não se esquecer de passar no colo e no pescoço (agora no inverno rola lenços e cachecol) e as mãos!!! Sobre a ordem do uso dos produtos, não há um consenso. Eu prefiro passar primeiro o hidratante e depois aplicar o protetor. Nos dias de preguicinha eu uso o Creme Antissinais FPS 30 da linha Chronos da Natura que já faz a vez de hidratante. 

E não me esqueço das minhas mãos, no momento estou usando o Hidrafil Mãos que previne o aparecimento de marcas escuras associadas ao fotoenvelhecimento e tem FPS 20.


  
Quais as opções do mercado?

O mercado de cosméticos apresenta uma variedade enorme de produtos com proteção contra os raios solares para áreas específicas como lábios, mãos e rosto e também para o corpo inteiro. Hidratantes, BB cremes, primers, bases e pós também tem sido formulado com FPS, mas não tornam o uso do filtro solar indispensável principalmente nos dias de muito sol.




Na próxima semana vamos falar sobre os antioxidantes. Podem deixar as dúvidas e sugestões nos comentários que vou tentando responder nos próximos posts ;)




16 comentários:

san. disse...

Oi Ellen, tdo bem? Gostei do post, mto esclarecedor... mas fkei com 1 dúvida, se a partir de FPS 15 a proteção não aumenta pq comprar produtos de maior nº de FPS que são mto + caros??? Bjs. San. Limeira-Sp.

Beautyinluv disse...

Preciso muito ter esse hábito...
Belo post!

Cristiane Alves disse...

Ola Ellen adorei teu post... sou farmacêutica e adorei vc ter falado sobre o filtro fator 30 não ser mais eficiente que o de fator 15. Quem conhece a industria sabe que esse tipo de coisa é jogada de marketing para deixar o produto mais caro, pq se o FPS 15 protege em por exemplo 90% o FPS 30 protege em 97% os de 50,60 são o dobro de preço e aumentam essa porcentagem em 0,5%! E Filtro solar é necessário, usem msm galera! Bjos Cristiane Alves

Cristina Maeda disse...

Gostei muito do post! É verdade que não adiante comprar protetores solares com fator 90, por exemplo? São muito mais caros e não protegem tanto?

Ellen Giese disse...

Oi meninas, é como a Cristiane (que é farmacêutica) está falando. A partir do fator 30 a proteção aumenta muito pouco, então não compensa investir devido a este fator. Eu acho que o investimento vale a pena dependendo do produto: se é um hidratante, se controla a oleosidade, se é um primer, se possui ativos antioxidantes na composição, fatores que no meu ponto de vista compensam um precinho menos camarada. Um rosto sem oleosidade e sem cara de quem passo minancora é o que eu espero do meu filtro :P

Marina4m disse...

Ah, adorei!!
mais um estímulo a usar protetor solar todo dia!!

Uma duvida, é recomendado passar de manhã e reaplicar apenas uma vez ou devemos mais vezes ou só pela manhã msm?

bj!

miriã andrade disse...

Super interessante o post, Ellen! Confesso que sou um pouco preguiçosa quando o assunto é protetor solar, mas também não deixo de passar. De uns tempos pra cá eu tenho usado mais o BB Cream, pela praticidade de ser base e fps 37 e tenho gostado muito. Não tem problema essa substituição? Beijos!

Bruna disse...

Passo até no pé... não tem coisa mais horrível q o pé de cor diferente da perna.... kkkkkkkkkkkkk

Ana Paula disse...

Eu adorooooooooooooooooo seus posts. eu confesso que não uso protetor mas a aprtir de agora vou usar todos os dias.

Su disse...

Ques escreveu Filtro Solar foi Mary Schmich e não o Pedro Bial...

Fabricia disse...

Adorei o post, nunca tinha lido um tão completo sobre filtro solar, parabéns! Acho que ninguém liga muito pra eles mesmo, coitados... Só fiquei intrigada com a relação do FPS 15 para o 30. Se a diferença é pouca, por que a dermatologista mandou a minha irmã usar no mínimo 70 (entre 70 e 130). Ela é mulata como, mas tem um problema pavoroso de acne e cicatrizes de espinhas... E o meu namorado é bem branquinho, a dermatologista manda ele usar no minimo 110... Tudo bobagem?
bjos e obrigada!

Kleice SIlva disse...

kkk eu tbm, sempre passo qdo coloco calçado aberto... pra nao ficar marcado

Roberta Tavares disse...

Uso protetor todos os dias...e, adoro esse da Vichy

miriã andrade disse...

Eu também fiquei pensando sobre isso, já tinha ouvido alguns rumores.

Bell disse...

Ellen adorei a dica, as pessoas esquecem de orientar sobre Pele Oleosa e filtro solar, sempre acabo fritando ovos com a associação.rsrs Mas agora já sei qual vou adquirir quando o da minha dermato acabar.

Telma Sueli Ferreira disse...

Ellen, o meu dermatologista passou um filtro solar manipulado para mim... eles fazem o mesmo efeito?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...