6 de junho de 2012

ANTIOXIDANTES


Oi gente, todo mundo contando os dias para o próximo feriado? Mas com certeza já passou o dia de começarmos a utilizar os cremes antioxidantes, principalmente para quem já passou dos 20 aninhos (tipo eu há uma década, abafa!!)

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o combate ao envelhecimento com o uso de cosméticos contendo antioxidantes, mais conhecidos como anti-idade ou anti-aging. O envelhecimento é uma fase natural que se inicia com o declínio das funções fisiológicas (principalmente dos sistemas circulatório, urinário e de reprodução) provocadas por alterações nas células. Este processo é acelerado pelos radicais livres, as quais são moléculas instáveis e reativas, e com o tempo, o corpo vai perdendo a capacidade de se recuperar dessas agressões.


Como assim radicais livres?


A formação de radicais livres é inevitável e sua eliminação total é impossível, pois muitas destas moléculas são geradas nos processos metabólicos essenciais à vida. Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, mas estes também tem um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus muscular.

stress oxidativo é uma condição biológica de desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigênio e a sua desintoxicação através de sistemas biológicos que as removam ou reparem os danos por elas causados.

O processo de estresse oxidativo provoca mudanças fisiológicas e bioquímicas por reações químicas envolvendo lipídios (gordura), DNA celular (nossa identidade genética), proteínas, carboidratos e enzimas. Essas interações geralmente ocasionam a morte celular.

E a pele, como fica? #tudomenoscascademaracujá, por favor

Infelizmente, é a pele que nos mostra os primeiros sinais de envelhecimento, com mudanças visíveis de aspecto (rugas, aspereza, manchas e flacidez – não leia esta parte em voz alta :P).
Com o tempo, as células do tecido epitelial (pele) perdem as propriedades de adesão, o que torna a pele mais fina e ressecada. A perda do colágeno e elastina (fibroblastos da pele) também contribui para o aparecimento das rugas e perda do viço.

Qual o plano de combate? (Os Vingadores: A Missão) 





A associação de antioxidantes a outros ativos com diferentes funções é uma tendência atual no combate ao envelhecimento precoce proporcionando elasticidade e firmeza à pele. No próximo post vamos falar dos flavonóides, que são compostos com propriedades antioxidantes e que merecem atenção especial ;)



19 comentários:

Cristina Maeda disse...

Adorei o post! Estou na casa dos 30 e nem comecei a usar produtos específicos....

Rafaela disse...

Olá Ellen querida, como sempre o post está ótimo. Gostaria que vc me dissesse sua opinião a respeito dos cremes da RENEW/ AVON que começam a ser indicados a partir dos 25 anos, minha querida idade. Agradeço desde já!

Drikinha dri disse...

To adorando suas explicações. Gostaria de saber se tomar todas estas vitaminas em capsulas se o efeito é melhor que os cremes? Eu pergunto sobre o multivitaminico CENTRUM. Fico super mega agradecida se esclarecer esta duvida. PLEASE!!!

Ana Paula disse...

Muito bom o post, tb gostaria de saber sobre os cremes da Avon. Posso usar seguindo a instrução do catalogo ou devo consultar uma dermato.bjokas

miriã andrade disse...

Ótimo post mesmo, super informativo e tudo bem explicadinho, adorei o plano de combate e poder saber dos componentes de alguns produtos super importantes, agora é só colocar em prática! ;)

Bell disse...

Uau!!! Bora pra guerra qd radicais livres!!!

Bandeidi Ban disse...

cara to ADORANDO seus posts !
vc não sabe como é prazeroso ler mesmo que de forma sucinta e ao mesmo tempo muito bem resenhado assuntos com um pouco mais de "propriedade" com um pouco mais de "saber" .
seus posts me fazem lembrar das aulas (e dos seminários ¬¬) de farmaco. e bioCel :D
mal posso esperar pela próxima aula , digo próxim post rsss

Kleice SIlva disse...

tbm tenho essa dúvida, tenho 22 anos e ja gostaria de começar a usar, mas eles falam que é só a a partir dos 25 oO

Marina4m disse...

Ellen!!
Adoro seus posts! E esse veio muito a calhar..
Tenho 23 anos e minha dermatologista me passou um creme apenas com vitamina C para evitar as rugas..
O que vc quis dizer com "instáveis e perdem a eficácia"?

Beijo!

Marina4m disse...

Ah, tem algum tipo de creme que deve ser usado antes dos outros? Para coméco de tratamento?? Ou depende da idade??
Por exemplo, primeiro usar os com vitaminas E, depois os que ativam coenzimas? =P

claudia guillen disse...

Oi Ellen!!
todo anti idade que eu uso, me enche de cravos
tens como indicar algum pra pele super oleosa?

Beijos

Telma Sueli Ferreira disse...

Adorei o post Ellen, mais preciso te confessar que já estou chegando nos 30 e ainda não comecei usar nada específico... são muitos produtos que o mercado dispõe e fico sempre em dúvida sobre o que realmente minha pele necessita...

Ellen Giese disse...

Oi Telma, eu tenho 30 anos e desde os 20 uso cremes antiidades, sempre procurando algum específico para a minha faixa etária. Uso antes de dormir somente, de dia um hidratante e filtro solar. Realmente são muitos produtos, vou usando o que cabe no meu bolso, como os produtos da Avon. O importante é manter a pele hidratada e protegida do sol ;)

Ellen Giese disse...

Oi Claudia, eu também tenho a pele super oleosa, mas as espinhas só aparecem quando estou naqueles dias, rs. O que eu faço é usar antiidade somente à noite. No momento estou usando um sérum (Esteé Lauder), que é mais sequinho e por cima uso um hidratante leve (Clinique). Para evitar os cravos, lavo o rosto com uma escovinha umas 3 vezes na semana, mas só onde eles aparecem. Mas acho que depende de cada pele, espero ter ajudado um pouco ;)

Ellen Giese disse...

Oi Marina, quando digo instáveis, é que a Vitamina C é um composto que se oxida facilmente quando em contato com o ar. O que vc pode fazer, é tomar cuidado ao abrir e fechar o potinho e se notar alguma alteração no produto (tipo cor, cheiro) não use mais não pois pode causar algum tipo de reação alérgica ;)

Ellen Giese disse...

Oi Ana, eu acho que consultar a dermatologista sempre é a melhor opção para termos uma plano de combate eficiente. Porém, por experiência própria, os creminhos da Avon resolvem muito. Eu usei Renew por um bom tempo, sempre fiquei alternando com o Chronos (Natura) e hoje com quase 31, não tenho nenhuma linha de expressão. Acho que vale a pena sim ;)

Ellen Giese disse...

Oi Kleice, tem alguns a partir dos 20 (20+). Acho importante pelo menos limpar, tonificar e hidratar a partir dos 20. E taca filtro solar aí, rs.

Ellen Giese disse...

Oi Rafaela, eu sempre usei Renew/Chronos e sempre deu super certo para mim. Agora com 30, eu comecei a usar um sérum antiidade mais potente, mas acho que a Avon e Natura não ficam para trás não, só mudei de marca porque tive a oportunidade de adquirir. Lavar, tonificar e hidratar são os 3 verbos que temos que conjugar ;) O bom destes cremes, é que são hidratantes e contém filtro solar (versão dia), o que acho bem prático. Joga um pó para matificar e voilá, está prontinho ;)

Cintia Mauda disse...

Puxa, adorei seu post, muito bem explicado. Parabéns!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...