13 de junho de 2012

FLAVONOIDES



Oi gente!

Continuando o tema dos antioxidantes, hoje vamos falar um pouquinho sobre os flavonoides, que apesar do nome estranho são velhos conhecidos nossos, desde o início de sua popularização com cápsulas de ginkgo biloba até as modas atuais de chá verde, chá branco, chá preto, multicolorido, etc ;) (aloka da palete de 120 cores)

Os flavonoides são metabólitos secundários encontrados em frutas, árvores, flores e especialmente nos produtos derivados desses vegetais como os chás. Quimicamente, os flavonoides são definidos como agentes sequestradores, ou seja, são compostos que auxiliam na remoção de radicais livres e de íons, em especial os íons de ferro e cobre que são metais envolvidos nos processos enzimáticos que aceleram a formação de radicais livres.

Ainda faltam estudos conclusivos sobre o mecanismo de funcionamento dos flavonoides e pouco se sabe sobre sua capacidade de penetração na pele e a estabilidade em cosméticos. Porém, estes compostos vêm ganhando muita atenção da indústria cosmecêutica pelo seu grande potencial antioxidante que aliados à outros componentes (tais como as vitaminas e coenzimas) melhoram a hidratação e a firmeza da pele.

Mas e afinal, quem são eles?

Utilizados na forma de chás, cápsulas e formulações cosméticas, os flavonoides fazem parte do nosso dia-a-dia. Claro que na hora de fazer o uso destes compostos como suplementos sempre vale uma consulta ao dermatologista ;)










Mas temos que lembrar que diversos fatores como o cigarro, estresse, exposição excessiva ao sol, ingestão de muitas frituras e doces (tirem o que quiserem de mim, mas não me deixem sem meu chocolate) contribuem para antecipar o envelhecimento da pele (nãoooooo) e aí não creme, sérum, hidratante, botox, Chanel que resolva. Até a próxima, onde continuaremos falando dos antioxidantes!!!



11 comentários:

Jussy Maciel disse...

Ellen! Estou adorando os seus posts!Bjoo

Kleice SIlva disse...

costumo usar o óleo de semente de uva e de amêndoas, daqueles "puros" que vendem em lojas de artesanato, eu tinha alguns vidrinhos aqui que usava pra fazer sabonetes, daí como estavam encalhados resolvi usar e notei uma melhora na elasticidade viu, será que faz mal utilizá-los assim?

Cristina Maeda disse...

"tirem o que quiserem de mim, mas não me deixem sem meu chocolate" - AMEI!

Ellen Giese disse...

Oi Kleice, pelo o que eu andei lendo para escrever o post (procuro ler artigos de pesquisas, por exemplo), não faz mal usá-los puros, não ;)

Ana Paula disse...

Como sempre estou adorando os posts,é muito bom saber o que usamos. bjokas

miriã andrade disse...

Muito bom, estou aprendendo muito com os seus post, Ellen. Adorei as sugestões dos produtos também! ;)

Marina4m disse...

Estou adorando esse papo de anti-oxidante!!!
Tanta coisa que eu nem sabia. =)
Parabéns Ellen!

Marina4m disse...

Tirem o que quiserem de mim, mas não me deixem sem meu chocolate (2)!

Kleice SIlva disse...

ai que bom!
Pq esses costumam ser bem mais baratinhos né? vou continuar usando entao!

Telma Sueli Ferreira disse...

Super aprovado seus posts... as dicas que vc dá sobre produtos tbm, super legal... está me ajudando bastante, já que estou chegando na casa dos 30, rsrs

Telma Sueli Ferreira disse...

Tbm sou assim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...