18 de fevereiro de 2013

SODA CÁUSTICA NOS PRODUTOS DE CABELO?


Eis que você toda serelepe compra um produto no supermercado achando que vai deixar seu cabelo lindo e na fórmula dele tem soda cáustica?! Oie?!?

Contei para vocês que antes a Pantene (que amava) ficava ótima no meu cabelo sem química. Fiz as ombré lights e nunca mais Pantene funcionou. Nem a amada ampolinha, que deixava meu cabelo perfeito. Fiquei curiosa sobre isso e fui pesquisar os ingredientes, eis que dou de cara com o Sodium Hydroxide = Hidróxido de Sódio = Soda Cáustica.

O hidróxido de sódio (NaOH) , é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte.

Também é usado pelas mamães para a desobstrução deencanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos (ou seja, desentupiar a pia) É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. 

O hidróxido de sódio, ou soda cáustica, tem sido usado também na indústria cosmética como componente de shampoos, ampolas e etc. Possui ph13 e pode ocasionar a lixivia caustica que nada mais é que queimar o couro cabeludo. É usado na indústria cosmética como espessante, no cabelo ele também alisa dependendo da quantidade usada deixando assim um efeito estético mais bonito.

Existe também o hidróxido de sódio usado por cabeleireiros para alisar cabelos assim como o Hidróxido de cálcio e o Hidróxido de lítio que é usado em casos em que o Tioglicolato de Amônia não tem força o suficiente para alisar o cabelo. O hidróxido de sódio usado para alisamento é INCOMPATÍVEL com amônia.

Por isso, que agora meu cabelo (que está descolorido) não dá certo com Pantene, o HS é incompátivel com amônia que está presente nas maioria das descolorações, colorações e alisamentos.  Não sei exatamente as quantidades de HS usadas nos produtos (mas acredito ser pequena, pois passam por uma avaliação junto a ANVISA)...O problema é que com certeza, a Anvisa não pesquisou, o uso de hidróxido de sódio com amônia, por um longo período (ou até acabar um tubo de shampoo). Isso pode com tempo, afinar o fio e provocar queda (aquela que o cabelo quebra na metade).

Os produtos que li e achei a Hidróxido de sódio, foram as ampolas de 3 minutos da Pantene, Elseve, Trésemme (gente, só as que vendem no Brasil, as de fora do país não tem este ingrediente #chocada) e Seda. Também alguns produtos da Loreal, Kerastáse e Redken possuem HS na fórmula.

Isso foi o que pesquisei, pois como disse acima, me intrigou o fato de Pantene antes ser maravilhoso no meu cabelo e agora no meu cabelo com química, ele ficar duro, com frizz e ressecado.

Quem souber de mais produtos que usam o HS na fórmula deixem nos comentários.  O ideal é optar por produtos NO-POO E LOW-POO, que possuem ingredientes que não agridem tanto o cabelo, mas são bem mais caros. Um exemplo é o Delicate Color da Loreal, Shien Curl também da Loreal e Deva Curl (resenha do Marvin aqui)

Claro que não podemos ficar "surtadas" com qualquer informação de substância que faça mal, como já disse, passa pela aprovação da Anvisa e acredito que os critérios sejam rigorosos. Mas não custa nada dar um pesquisada na fórmula antes de comprar e priorizar cosméticos a base de vegetais e proteinas naturais.

Ps: dos produtos que tenho aqui, Moroccanoil não tem HS, Cadiveu e a linha de Nutrição celular da Acquaflora.

EDITADO: A Ellen nossa colaboradora e quimica, deixou dica deste post que esclarece algumas dúvidas (em inglês). Acho legal ter duas faces da moeda :) Mas ainda assim, optar por shampoos e condicionadores com extratos vegetais e naturais é o melhor!

E vocês, o que acham dessa "polêmica"!

Bjs

49 comentários:

Gi Lizarda disse...

Puuuutz! Então é por isso que usei shampoo e condicionador Pantene e tive irritação na nuca e couro cabeludo. Fiquei semanas com essas partes bem vermelhas e ardendo. Muito bom saber da sua experiência pq agora vou ficar de olho na fórmula dos produtos que uso e não vacilar mais. Então... obrigada!!!

Beijos.

Carolina disse...

Acabei de olhar meu shampoo Pantene restauração profunda e não vi esse ingrediente. Tem que ver se isso serve pra todos os tipos.

Taiana Rocha disse...

Carol...eu não li todos da linha, mas as ampolas de 3 minutos tem ;) Obrigada pela dica

Andressa Lopes disse...

Boa! Meu cabelo não tem química, mas notei que todos os shampoos que eu uso com HS na composição deixam meu cabelo ressecado (não entendi), talvez por isso a acquaflora e a Bioextratus (marcas não muito famosas) tenham dado certo.. Não entendi porque o shampoo da Pantene que eu usava (da linha restauração profunda) não dê mais certo, encontrei só a composição antiga dele, vou no mercado assim que der e tiro uma foto da composição nos dias de hoje. A informação que encontrei foi:

Composição Shampoo: Água, Lauret Sulfato de Sódio, Laurilsulfato de Sódio, Diestearato de Glicol, Cloruro de Sódio, Dimeticona, MEA Cocamida, Cocamidopropil Betaína, Fragância, Benzoato de Sódio, Cloruro de Guar-Hidroxipropiltrimonio, Ácido Cítrico, EDTA Tetrasódico, Lauret Sulfato de Amonio, Pantenol, Pantenil Etil Éter, Metilcloroisotiazolinona, Metilisotiazolinona.

Condicionador: Água, Alcohol Estearílico, Alcohol Cetílico, Estearamidopropil Dimetilamina, Ácido Glutámico, Bis-Aminopropil Dimeticona, Fragância, Alcohol Bencílico, Ácido.

Ambos da linha Pantene Restauração Profunda (quanto sódio), que era o que dava SUPER certo comigo.

Valeu a informação Tai!

Taiana Rocha disse...

Andressa, não posso afirmar que os shampoos e cond da pantene (todos) tenham o HS, sei que a ampoa de 3 min tem ;)

Ellen Giese disse...

Oie,
o uso de hidróxido de sódio (NaOH) não é alarmante, não! Sempre é necessário o uso de uma base forte para se fazer sabão, sabonetes, xampu e até condicionador. A concentração desta base nos produtos cosméticos não tem nada a ver com a "soda cáustica" que usamos para desentupir um ralo, por exemplo.
É necessário acrescentar bases e ácidos para que o pH seja neutralizado ou fique num valor de acordo com o desejado (produtos pós-progressiva, por exemplo tem valores de pH menores que 7,0, indicando uma acidez).
Não acho que o NaOH seja a causa do seu problema com a Pantene.
Beijinhos
Ellen

Mirela disse...

Comecei a sentir uma coceira muitooo chatinha na cabeça e logo suspeitei de caspa. Fui na minha dermatologista e ela disse que não tinha nenhum indicio de caspa mas que o couro cabeludo estava bem irritado. Curioso ou não, estou usando shampoo e creme de pentear pantene há 1 mes! Vou trocar tudo a partir de amanhã e fazer o teste!

Anônimo disse...

Ellen faz mal sim, estava com irritação no couro cabeludo ela disse q poderia ser dos componentes quimicos do shampoo. Curiosamente, estava usando a ampola da pantene todos dias. Acho que o post é um ótimo alerta. Troquei de marca, comecei a usar Éh e não tive mais nenhuma irritação.

Daiane Leiton disse...

Oi, só queria contribuir com o post.
Tava olhando os produtos que tenho aqui, tava usando antes o novo da Wella, Pro Series, e esse não tem HS. Apesar disso, não deu certo no meu cabelo com tintura.
No entanto, voltei a usar o Elsève Color Vive, que é o único que recupera quando meu cabelo não tá legal, e ele tem HS... Então não sei...
Estou usando o leave in da Èh também, e tenho gostado bastante! No início não ficou muito bom, mas agora estou achando divino (não tem HS). O famoso BB.
É isso.
Muito bom o post e o alerta, gostei muito! Obrigada por disponibilizar esse tipo de informação às leitoras do blog!
Beijão

Unknown disse...

Obrigada por tirar as palavras da minha boca.

Acho que qualquer coisa que tenha química muito declarada assusta as pessoas, mas o mundo é todo química...

Mas a idéia é essa... Trocar idéias!!!

Kazinha disse...

Olá!! Eu tive corte químico no cabelo por causa da incompatibilidade de hidróxido de sódio com as luzes. Eu usava tressemé.

No meu blog eu contei o que aconteceu ( http://www.virtuosas.net/2012/07/cabelos-corte-quimico.html )

Hoje só compro shampoo/condicionador que não tenham HS na fórmula...
Prefiro não arriscar mais!!
Beijos, leio seu blog sempre!!

Ellen G. disse...

A ellen falou corretamente aí em cima. O hidróxido de sódio encontrado em shampoos e condicionadores está ali para chegar ao ph adequado ao produto. O NaOH é utilizado para tornar um ph um pouco mais básico, assim como o ácido cítrico ou mesmo o ácido lático(amplamente usado em produtos para o cabelo) são usado para tornar o ph um pouco mais ácido.
Lembrando sempre que as concentrações desses compostos são extremamente baixas na composição desses produtos.

abraços!

Andressa Lopes disse...

Daiane, talvez as necessidades para o teu tipo de cabelo sejam outras, das quais o uso de HS não represente dano significativo.

Quem sabe esse da Wella possuía algum componente incompatível com o teu fio, ou com alguma química que utilizas no teu cabelo... Vai saber, né?

Valeu pelo post Tai, muito informativo, vale muito para ficarmos de olho não só nesse componente como também em quaisquer outros que causem danos às nossas madeixas.

Beijão

Anônimo disse...

O Shampoo liss ultimé da L'oreal professionnel também tem Hidróxido de sódio mas não achei que ele tenha ressecado meu cabelo.
Fernanda

Telma Sueli Ferreira disse...

Nossa! Chocada com essa informação Tai... agora vou prestar atenção no que ando usando nos meus cabelinhos...

Andressa Lopes disse...

OIE! Olha eu de novo aqui.

Então, verifiquei (nas Lojas Americanas) que as caixinhas de combos shampoo-condicionador da Pantene Linha Restauração Profunda possuem uma indicação de "NOVA FORMULA" no canto superior da embalagem, logo pensei "aí está o 'x' da questão". Realmente, conferi e constatei que nessa "nova fórmula" eles acrescentaram o componente SODIUM HYDROXIDE ao produto!

Segue imagem (divulguei no Twitter tb @AndressaLoo) comprovando a existência do componente no produto: https://pbs.twimg.com/media/BDjQ5wACUAAyDyJ.jpg

TAI! Descobri porque essa linha que era maravilhosa para o meu cabelo já não faz o mesmo efeito, o LPC é fera! Sou a prova de que o HS pode (danificar) não funcionar com cabelos sem química também!

Espero ter contribuído! ;)

Beijão

Nagila disse...

Olá.

Sou farmacêutica e trabalho numa indústria de cosméticos e conheço um pouco dos ativos.
Só para informar/ascrescentar que Sodium Hidroxyde (INCI name) que é o hidróxido de sódio, uma base forte, é muito utilizado, especificamente, para correção de pH da formulação. Dele é feita uma solução a 50% para tal finalidade. Ou seja, geralmente shampoo´s tem pH de 5,5 a 7,0.
Um produto que tenha a finalidade de alisamento pode ser feito com hidróxido de sódio, mas ele deve, eticamente, ser designado para isso e ser vendido como produto alisante e não como shampoo, condicionador e outros para uso diário.
Claro que tem empresas que passam por cima disto, mas eu passo tintura no cabelo a base de amônia e uso Pantene, nunca tive problemas.

Anônimo disse...

Eu tenho progressiva e usava o pantene para liso extremo, e estava escrito sem sal. uma vez que usei retirou toda a progressiva, nuuuuuunca mais!

PAULA disse...

Olha, legal vc ter tocado no assunto!! Eu sou uma pessoa de pele e couro cabeludo hiper sensíveis, depois da gravidez, meus cabelos estavam caindo aos montes. Entäo optei por um shampoo super natureba, à base de açúcar, e tive uma grata surpresa... cabelos brilhantes, sem frizz e sem cair tanto. Tem tb seu lado negativo, o cabelo fica oleoso mais rápido, mesmo assim adorei a troca.

greicyk disse...

Eu tinha essa informação, mas na época como não estava ligando muito para cabelo,não processei a ideia.Foi uma pessoa quem disse a respeito da Seda.Só ficou no subconciênte que não era bom usar.Adorei o post,parabéns!É por isso que vemos potões de 10 kg(kkkk) de creme vendidos por" déis real".E a usuárias ficam apaixonadas.Muito cuidado.

Anônimo disse...

Eu comprei um condicionador da Jequiti, linha Fyo cachos comportados e no dia que passei meu cabelo ficou super cacheado e até achei estranho pois sou negra e tenho o cabelo sem química alguma. Na outra semana tbm usei o mesmo condicionador e eis que comecei a sentir uma ardência no meu couro. Qdo li o rótulo, fiquei espantada pois vi a soda - NaOH. Fico revoltada pois estou fazendo tratamento devido à alopecia química e eis que ao comprar um simples produto, me deparei com um ingrediente usado em produtos alisantes. Vamos boicotar essas empresas pois do contrário, poderemos ter sérios problemas (assim como eu estou tendo qdo usei tioglicolato).

Marina disse...

JOICO K-PAK melhor reconstrutor do mundo TEM SODA CAUSTICA!!! Oh my God!!!! =O

Carolina Silva disse...

Reparei algo estranho no cabelereiro depois que ela lavou minha cabeça com Pantene , meu cabelo começou a cair e MUITOOO!! Ela perguntou se tinha feito tintura , eu disse que não sempre uso GARNIER VITAMINADO, MAIS PANTEne E SEDA não entram na minha casa ... RESULTADO ? QUASE FIQUEI CARECA ... ESSE CREMES DESSAS MARCAS, PODEM REPARAR MENINAS CAI MUITO CABELO... NUNCA MAIS E VOU VER SE A GARNIER TAMBÉM NÃO TEM!

Planeta aprender disse...

Também usei a ampola. Meu cabelo é muiiiiiiito crespo e fino. Na hora ficou lindo, mas quando fui ver a composição fiquei apavorada. E espero não quebrar o meu cabelo. Só usei uma vez e joguei fora

Anônimo disse...

Ontem vi que no meu shampoo Balm Absolut Repair Cellular com hidróxido de Sódio. Não tive reação alérgica... o cabelo fica supermacio... mas perde o cachos, dá uma leve disciplinada... o problema é que não sei se a longo prazo pode danificar....

Vânia Luz disse...

O condicionador creme para pentear de manga com colágeno da marca Kolene tem hidróxido de sódio em sua formulação =/

Anônimo disse...

Já usei todos os produtos citados acima q contém HS e eles me causaram irritação maior q outros produtos q tenho alergia

Mariana disse...

Fui dar uma conferida no meu shampoo e condicionador agora, uso a linha Elseve Reparação total 5, descolori o cabelo a três dias e tenho notado que não tenho obtido os mesmos resultados. Está presente o Hidróxido de sódio. Vou procurar uma linha sem o compenente. Obrigada pela dica.

Pollyana Gomes disse...

Minhas experiência com Tresemmé foi catastrófica.
Queda e quebra excessiva de cabelos, coceira no couro cabeludo e irritação no pescoço onde o cabelo encosta.
Frustrada, após visualizar tantas reclamações e estas empresas, que se dizem sérias não tomam providencias. Pelo contrário, o SAC responde apenas que está ciente e agradece sua denuncia.
Afff!

Arte e Artefatos disse...

O meu cabelo sofreu corte químico, com o shampoo da TRESemmé o KERATIN SMOOTH! Acabou com o meu cabelo, eu até fiz um relato no meu FB pra quem quiser ver está nesse link ( https://www.facebook.com/aninha.leitte.5/posts/690466967717182 ).
E o pior é que a UNILEVER, esquiva-se da responsabilidade.....São muitas pessoas lesadas :/

Ítalo Silva disse...

A linha Stop Queda da Garnier, os shampoos S.O.S. Queda e o Shampoo Anti-residuos Professional da Seda possuem SODIUM HYDROXIDE. Dos produtos que tenho em minha casa, percebi a ausência do composto químico nos produtos; Máscara hidratante Cholesterol Avocado Oil da Salon Line, Máscara hidratante Óleo de Coco da Skala Professional e o creme para pentear Kolene Original. Uso o shampoo Stop Queda da Fructis (Garnier) há mais de dois meses e não percebi nenhum sinal de desvantagem, muito pelo contrário. Além de perceber meus cabelos muito limpos, leves e macios, a queda diminuiu visivelmente. Mas não uso o condicionador, apenas o shampoo. Duas vezes por semana uso uma das máscaras de hidratação citadas acima (que por sinal, apesar na diferença de preço, indico demais o da Skala, especialmente para cabelos normais!). Espero ter contribuído, parabéns pela matéria! Xerão!

Anônimo disse...

não só o pantene como o elseve reparação total 5 o meu cabelo está quebrando demais eu uso o relaxamento a base de tioglicolato estou em uma luta para o meu cabelo parar de quebrar

Priscila de Paula disse...

Olaa, adoreii a matéria sobre o Hidróxido de Sódio.
Realmente não havia me atentado para esse composto nos produtos até comprar uma inocente queratina associada com creatina (dupla maravilhosa para reconstrução capilar pois um potencializa os efeitos do outro).
Pois bem, como expressão da minha indignação quero denunciar a Queratina Hidrolizada BCAA da GLENDEX que possui a soda cáustica na sua formulação!!
E meu cabelo que estava saindo da química e com um volume que eu estou cultivando há 1 ano ficou com partes mais lisas e sem volume =( ... mega chateada pois não era isso que eu queria!!!
Me sinto enganadaa!!
Costumo olhar a formulação para ter uma idéia da concentração dos produtos e do que vai, mas nunca me atentei que Sodim Hydroxide é a porcaria da soda cáustica!!
Aff =/

Ynglesa de Noronha disse...

Um veneno para quem tem cabelos ondulados, cacheados, encaracolados... :/

Ynglesa de Noronha disse...

Um veneno para quem tem cabelos ondulados, cacheados, encaracolados... :/

Kacyanne Cecylia disse...

Oi eu usei uma vez o shampoo econdixionador e as ampolas da pantene meu cabelo não tinha química e meu cabelo ficou armado sexo horrível. Agora eu fiz umas luzes com tinta não quia descolorir pois agride muito. Isso no inicio do ano e a uns dois meses atrás comprei a linha óleo reparação da Garnier cheguei na metade do pote e meu cabelo cada vez mais seco armado cheio de frizz e mais fino do que já é. Me intriguei com isso pois nessa linha é de óleo e diz que o cabelo vai ficar mais bonito saudável. Fui pesquisar a formular e é cheia de sulfato e ate com tem Sosa cáustica e foi ai que descobri o motivo ele estava agredindo meu cabelo. Então agora quando vou comprar leio a formula se tem pouco sulfato e não tem soda caustica eu compro.

Nilda Costa disse...

A soda cáustica é uma substância química alcalina usada para fazer certos alimentos de uso doméstico, bem como sabonetes. Utilizada também para corrigir o PH dos cosméticos. A soda cáustica é o que dá a cor marrom e uma casca crocante ao biscoito de origem alemã Pretzel. Os primeiros sabões eram misturas de gorduras de animais (sebo), como o material graxo, como as cinzas de madeiras, mas Em 1792, o químico francês Nicolas Leblanc, conseguiu obter soda caustica do sal de cozinha e, pouco depois, criou-se o processo de saponificação das gorduras, o que deu um grande avanço na fabricação de sabão e sabonetes.Quando vejo este produto nos rótulos de meus produtos, não tenho receio, tenho sim de outros produtos ocultos em nomes simples e que provocam maiores danos à nossa saúde.

Priscila de Paula disse...

Muito interessante mesmo a história do uso da soda cáustica pela indústria. Realmente eu não conhecia! Seria mais interessante se a indústria usasse o produto em quantidades apenas para estabilizar fórmulas pois não teria tantas reações desagradáveis nas pessoas. Mesmo considerando que cada pessoa tem um organismo e cada um reage de uma forma.

Nayane Ferreira disse...

Faz mal ao cabelo não?

Nayane Ferreira disse...

Faz mal ao cabelo não?

vivianny felix disse...

meu cabelo não tem nenhuma química,e estava usando shampoo e condicionador pantene brilho extremo a mais de um ano e percebi que meu cabelo está caindo demais. fora que meu couro cabeludo estava tendo cravos. aí mudei meu shampoo e cond. para o elseve pelo menos os cravos desapareceram.

Anônimo disse...

O shampooo Pantene acabou com o meu cabelo, e olha que não têm química...

Andry disse...

O Liso extremo da Pantene tem sim . Meu cabelo ressecou e caiu horrores ...

Fernanda Maia disse...

Coincidência ou não,fixo com uma coceira depois do uso do pantane!

Unknown disse...

Concordo tem um mês que eu estou usando esse shampoo e condicionador Pantene é meu cabelo tá caindo dimais é meu cabelo é pintado

jinzo Kai disse...

Acho que sofri corte químico e estava usando patene 😫😫😫

jinzo Kai disse...

Acho que sofri corte químico e estava usando patene 😫😫😫

Mariane Gil disse...

Olá, Tatiana! Venho aqui defender o HS, mas entendo perfeitamente o que aconteceu com vcs, ao contrário... Explico. Para mulheres com cabelos extremamente crespos (carapinha mesmo), o HS é o único capaz de alisar a raiz com eficácia. Não adianta outros produtos mais leves, progressivas,pois a raiz só amacia e fica alta. Apesar de queimar, tds nós que precisamos usá-lo sabemos destes efeitos. E tb somos alertadas da incompatibilidade com outras fórmulas. Aí está o ponto: não deveria estar em produtos vendidos sem o fim de alisar, pois pode acabar com cabelos que passaram por processos químicos incompatíveis. Seria a mesma coisa se eu comprasse um shampoo com amônia no mercado, sem ser avisada! Nesta parte concordo com vcs. A pantene errou feio nisso. Precisamos ficar alertas e olhar tds os rótulos, para não cairmos nestas armadilhas.

Anônimo disse...

Meu cabelo caiu horrores com o Pantene restauração profunda, até corte químico eu tive.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...