16 de julho de 2013

O QUE É MÁSCARA RECONSTRUTORA?

Vamos falar de um tema que sempre me deixou confusa e já aviso, post longoooooooo. Logo que detonei meu cabelo, tive que procurar saber muito sobre hidratação e reconstrução. Naquela época não existiam blogs de beleza, eu aprendi na prática e com ajuda de alguns amigos cabeleireiros :)

A primeira coisa que aprendi e Marvin já explicou aqui (clica aqui e leia o post) é que se o cabelo está muito danificado, você não pode "reconstruir" ele. Mas então por que você usa máscara reconstrutoras?! Na verdade uso pois são as que tem os ingredientes, que mais dão resultados em cabelos danificados.

COMO SABER SE UMA MÁSCARA OU PRODUTO É RECONSTRUTOR?

Primeiro no rótulo deve estar escrito que ela é reconstrutora, repossitora de massa, repair, reconstructor, rebuild ou strength.

Depois você deve analisar o rótulo que deve conter alguns desses itens:

TOP RECONSTRUTORES:

- QUERATINA OU HYDROLYZED KERATIN

A nossa famosa queratina que representa 90% da fibra capilar, ou seja, quase todo cabelo é composto por ela.  Nos processos químicos, ocorre uma grande perda deste aminoácido, sendo necessário a reposição. Caso contrário o cabelo fica fraquinho e quebra :(



- CISTEÍNA OU CYSTEINE

Outro aminoácido importante para a estrutura dos fios. Explicando de uma maneira simples, ela faz parte da queratina. A cisteína contém as pontes de dissulfeto, que são as responsáveis pela capacidade da queratina dos cabelos.  Quando estas pontes "se rompem" podemos dar forma ao cabelo, alisando ou deixando ondulado (já ouviram falar da escova de cisteína?!)

Para um cabelo saudável a reposição de cisteína é muitooo importante. Por exemplo, meu cabelo reage super bem a produtos com cisteína, mas não tão bem quando tem queratina em algum produto.



- ARGININA OU ARGININE

Outro aminoácido presente na cadeia de queratina (aquela que forma 90% do fio do teu cabelinho)...A Arginina é responsável pelo crescimento saudável do cabelo (lembra daquela linha da Elseve que tinha um fortificante que aplicava na raíz, pois é, ele servia para isso)..Ela estimula o bulbo capilar e logo o crescimento. Quer que o cabelo cresça mais saudável e melhor? Se joga na Arginina :)



- CREATINA OU CREATINE

Também compõem a cadeia de queratina do fio (viu como as aulas de química eram importantes para um cabelo hidratado? Muito mais que a fórmula de Bhaskara hahaha!)

É um aminoácido menor que a queratina, por isso ela penetra melhor no cortéx - a camada intermediária do cabelo - que a queratina.

A creatina é perdida nos processos com química e mecânicos, como fazer escova ou chapinha #chateada



- COLÁGENO OU COLLAGEN 

Ahhh o famoso colágeno...que faz bem para pele, unhas e cabelo. Eu vivia tomando o tal colágeno, até que minha dermatologista disse que o correto é estimular a síntese dele no organismo, tomar não funciona. Há quem discorde, na dúvida, não custa comer umas balinhas com cólageno.

Ele é responsável por formar uma proteção no fio, Além de deixar o cabelo com aspecto bonito (sabe quando você puxa o cabelo e ele não perde a forma? É colágenooooo)



 - PROTEÍNAS DE TRIGO

Elas dão maciez aos fios..O brilho e a proteção todo é dado pelas proteínas.  Meu cabelo amaaaa produtos com proteínas de trigo, o glúten presente nelas, ajuda a restaurar as pontes de dissulfeto (assunto complicadinho né?!)

Bom, agora vocês já sabem os principais reconstrutores capilares, que devem ter em uma máscara ou produto bom de reconstrução. Claro que eles podem vir aliados a outros ingredientes.



COMO SABER QUAL TIPO DE RECONSTRUÇÃO MEU CABELO PRECISA?

A dica é teste!!! Por exemplo, já fiz hidratação com queratina que não funciona no meu cabelo, ele fica duro, ou seja, meu cabelo está danificado, mas o problema dele não é com a queratina. Já usei Arginina e também não obtive bons resultados. Meu cabelo funciona super bem com cisteína, creatina e proteínas do trigo. 

O que sugiro é: converse com profissional que saberá avaliar o dano no seu cabelo e se ele realmente precisa de uma reposição de queratina. Eu não procurei ninguém e fiz a reposição sozinha em casa. Resultado: cabelo duro. Quando falei com a minha cabeleireira sobre isso ela disse: teu  cabelo não está tão danificado a ponto de precisar dessa reposição!

Outra dica é, tenha paciência, faça hidratações semanais e corte as pontinhas de três em três meses.

Espero que tenha ajudado vocês a esclarecer um pouco as dúvidas. Agora me conta, tem alguma máscara de reconstrução que vocês indicam?

Bjs


7 comentários:

Andressa Lopes disse...

Eu simplesmente amei esse post! Super completinho e todas as informações em um só lugar... Já tinha dito que meu cabelo era super ressecado e, assim como tu, eu tive de buscar as informações por conta própria e ir testando os produtos (foi aí que a Aquaflora funcionou super bem com a linha Nutrição Celular).
Super parabéns pela iniciativa Tai, eu até estava organizando um post semelhante, mas agora que tu fizeste vou só redirecionar para o teu (posso?) :D

Beijão Lindona!

Taiana Rocha disse...

Pode sim Andressa ;) Bjs

Majó disse...

Oi! Eu usei a Repair da Schwarzkopf BC Repair Rescue e me dei bem de início, mas para o fim já não notava o mesmo resultado. É como dizes, o cabelo já tinha o que precisava. Experimentei um reparador d e uma marca brasileira a bioextratus de Keratina e também notei que ficava com o cabelo duro. Fui detribuindo por umas amigas e guardei um pouco para mim, para uma eventualidade. Agora estou a usar Silixon Mix Bambú, e estou a dar-me bem, e vou alternando com uma de mel e leite da Oriflame. Guardei a Morocanoil cabelos finos para depois do verão.
:D bjs

Anônimo disse...

A Joico tbm tem uma reconstrutora muito boa!

Bjus

Anônimo disse...

Oi Tai!

Amei o post, to numa fase de cabelos...rsrs vou observar mais meus produtos!

Bjos
Dalila

Anônimo disse...

Eu estou usando esse de colágeno da TRESemmé e estou gostando bastante. Está ajudando no frizz. Ju

Fernanda Mello disse...

Comprei a máscara da Kerastase, o shampoo tbm,antes tinha usado de um tudo nada dava certo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...