4 de dezembro de 2013

TESOURA? PRA QUÊ?



Oi pessoal, tudo bem?

Provavelmente muitas de vocês já devem ter lido por aí que, para manter os cabelos sempre bonitos, é necessário cortá-los as cada 3, 4, 5, 6 ou sei lá quantos meses. Estou certo? No entanto, posso dizer que tais afirmações estão incorretas, ou parcialmente incorretas.

O ato de cortar os cabelos regularmente, independente do intervalo de tempo entre um corte e outro, apenas ajuda a manter um visual e não garante cabelos livres de pontas abertas ou ressecadas. E se acaso alguém tiver a vontade de deixar o cabelo crescer? O que fazer afinal?

Ao longo deste ano, pude experimentar muitos produtos capilares, todos eles eu tenho testado nos cabelos da minha mãe. Cortei o cabelo dela apenas 2 vezes este ano (ou 3, não me lembro exatamente), e mesmo fazendo algumas transformações de cor com colorações e até mesmo descolorante, o cabelo dela continua forte, sedoso e com muito brilho: Sem a necessidade de passar pela tesoura.

Vamos à algumas dicas:

- Umectação: Não tem segredo, deem uma olhada neste post. Fazer umectação com frequência ajuda a manter as pontas sempre sedosas e protegidas.

- Sérum: O uso do sérum - antigamente conhecido como "reparador de pontas" - ajuda muito também, já que o silicone cria uma película sobre os fios que ajuda a reter a hidratação e a proteger os fios de agressões externas ou mesmo térmicas, como o uso de secador e prancha. 

- Hidratação regular: Não adianta, você nunca terá um cabelo bonito se não o hidratar regularmente. Hoje já existem máscaras de ação rápida, mas se seu cabelo for muito ressecado, ou se seus fios forem mais grossos, prefira fazer hidratações com tempo de ação mais longo, pois ajuda a amaciar os fios, deixando-os menos volumosos e menos propensos ao frizz.

- Reconstrução/reparação: As pontas dos cabelos sempre são mais frágeis do que a fibra capilar próxima a raiz, já que o cabelo é composto por células mortas, que não se regeneram. Funciona assim, o cabelo é formado no bulbo, sai pelo folículo e vai se "acumulando". Com o passar do tempo, essa fibra já produzida vai sofrendo agressões, que não são reversíveis, mas com produtos reconstrutores é possível ao menos reparar parte desses danos. Tenham sempre à mão algum produto à base de proteínas como queratina, creatina ou proteínas vegetais (trigo, soja, milho, etc) e, ao aplicar nos cabelos, deem sempre uma atenção especial às pontas. Vejam também este post.

E por fim, não se rendam à tesoura, a menos que queiram mudar o visual.

Espero que tenham gostado.

Abraços, MARVIN.

10 comentários:

Taís Noronha Tourinho disse...

Pausa pra suspiro de vontade de ter um filho como você que entenda de cabelo e que cuide do meu!

Jessie Macan disse...

Eu não cortei meu cabelo nenhuma vez esse ano, e não vou cortar tão cedo porque eu não quero que ele diminua, porém comecei a fazer hidratação toda semana para ver se as pontas não ficam tão feias e está dando certo!

http://my-little-candy.blogspot.com.br/

Mariana disse...

Marvin, eu te amo ♥

Juliana khenberly disse...

amei as dicas
tudo verdade
bezo

miss m disse...

Saudades dos seus posts Marvin!

Anônimo disse...

Marvin, eu vou fazer uma escova disciplinante(com o produto da Alta Moda - Alfaparf) no meu cabelo. Você aca melhor fazer a umectação antes ou depois?

Beijos.

Tay

Marvin disse...

Taís, sua linda. Haha!

:D

Cris Saheki disse...

Adorei o post. Um beijão

Marli Matias disse...

Adorei seu blog,
pode me seguir de volta http://marlimatias.blogspot.pt/.

Obrigada :))))))

Anônimo disse...

Amei essa postagem. Preciso fazer umectação, hidratação e reconstrução. Eu faço luzes. Meu cabelo fica ressecado e com muuuuuito frizz. Tenho q deixar a preguiça de lado e cuidar mais rss Ju

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...