23 de janeiro de 2014

PSEUDOFOLICULITE (PELO ENCRAVADO): O QUE É E COMO TRATAR

Mais conhecida como pelo encravado, é uma doença provocada por pelos que, ao crescer, encurvam-se e penetram novamente na pele,gerando uma reação inflamatória sendo causada principalmente pela depilação com lâmina ou cera quente ou fria.

As áreas mais afetadas nos homens são o pescoço (pseudofoliculite de barba)  e a nuca e, nas mulheres, a virilha, pois nestas áreas de dobra, alguns pelos já nascem de uma forma que facilita o encravamento. Com o crescimento, os pelos penetram a pele formando lesões tipo ¨bolinhas¨ avermelhadas.



O ato de barbear-se regularmente é pré-requisito obrigatório para o aparecimento das lesões, por que os pelos , nesta região são encurvados e, com o crescimento, introduzem-se na epiderme,consequentemente, encravam e são facilmente infectados por estafilococos presentes na pele.

Tratamento

Quando instalado, o médico dermatologista indicará o melhor tratamento que pode ser a base de antibióticos quando houver infecção local com pus ou se só tiver ¨bolinhas¨ avermelhadas, cremes a base de ácido glicólico ou retinóico podem ser prescritos dependendo do caso, cuidados pré e pós depilatórios e, como uma solução mais definitiva é indicado a depilação a laser.

Espero que tenham gostado e tenha ficado esclarecido!

Bjs

Andrea Oliveira 

3 comentários:

Eliana Andrade disse...

Nossa! odeio isso, tenho muito nas virilhas e até axilas. bj

www.belezacompartilhada.com.br

Bruna Maria ♥ disse...

Esses pelinhos que encravam são tristes. Nunca sei o que fazer com eles :/
Beijoss

Fragmentos Femininos
Facebook

Ana Cláudia disse...

Quais seriam esses cuidados pré e pós depilatórios? Tenho muito na virilha e incomodam bastante. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...